Os pneus vêm ganhando também versões com apelos mais sustentáveis. Nessa época de férias, apesar dos apelos favoráveis ao distanciamento social, mesmo assim as rodovias estão cheias de veículos que tem como destino o litoral ou o nosso próprio Pantanal. Aproveito para comentar aqui sobre uma dúvida levantada pelo amigo Valter Rodrigues e eu amplio a informação ao parceiro Rhobson Lima, apaixonado por carros antigos e que já deve ter ficado alguma vez na sua Kombi, com “pneu furado” por estas estradas pantaneiras. São os chamados verdes, que não possuem essa cor, mas ganharam essa denominação por serem menos agressivos a natureza. Na verdade, a principal característica dos pneus verdes está no fato de apresentarem menor resistência ao rolamento em decorrência do uso de sílica em substituição ao negro de carbono em sua composição. A sílica, extraída da casca do arroz, permite que o pneu trabalhe com temperaturas mais baixas e sofra menos deformação. O contato entre a borracha e o piso gera um desperdício de energia e calor, afetando o consumo.
Por meio da Portaria 554 de 29 de outubro de 2015, o Inmetro passou a regulamentar as reformas em pneus. A norma vale desde outubro de 2017 e estabelece parâmetros mínimos para que pneus recauchutados, recapados ou remodelados sejam liberados para uso nas vias públicas. Vale ressaltar que a lei passou a proibir o uso pneus reformados em motocicletas a partir da mesma data. Outra norma relativa ao caso é a Resolução Contran nº 158, de 22 de abril de 2004, que proíbe o uso de pneus reformados em ciclomotores, motonetas, motocicletas e triciclos, bem como rodas que apresentem quebras, trincas e deformações, Mas antes de continuar vejo como interessante esclarecer os termos:
1.Recauchutagem: Pneus recauchutados passam por uma raspagem total de sua banda de rodagem residual para que os sulcos sejam refeitos. Este tipo de reforma adiciona nova camada de borracha colada sobre a estrutura do pneu, substituindo a banda de rodagem e os ombros (parte externa entre a banda de rodagem e a lateral).
2.Remoldagem: O pneu remold passa por um processo de raspagem mais intenso que o recauchutado, indo de talão a talão (aro que fica em contato direto com a roda). Uma nova camada de borracha é aplicada na banda de rodagem (parte que fica em contato com o solo), laterais e ombros. Por fim, o pneu remold é vulcanizado novamente para que todas as partes entrem em conformidade,
3.Recapagem: Outro processo de reforma de pneu é a recapagem. Ela consiste apenas na substituição da banda de rodagem, parte que entra em contato direto com o solo
Termos explicados, e antes que me perguntem, claro, existem os pneus “riscados” mas estes entram em outra classificação “temerária”. Aproveito o ensejo para dizer outro detalhe muitas vezes esquecido. Existem pneus com desenho simétrico (bidirecionais e direcionais) e com desenho assimétrico das ranhuras. Nos pneus assimétricos, deve haver uma indicação na lateral do pneu instruindo sobre a correta posição de instalação. No pneu simétrico bidirecional, a primeira instalação pode ser feita em qualquer posição, pois as ranhuras sempre ficarão na mesma geometria, nos pneus simétricos direcionais, existe uma indicação nas laterais indicando o sentido de rotação.É importante ressaltar que deve-se evitar mudar o sentido de rotação do pneu ao longo de sua vida útil. Porque a estrutura da carcaça (nylon e aço), que foi solicitada por muito tempo em um determinado vetor de força, passa a sofrer uma solicitação contrária, fazendo o material se desagregar mais facilmente, por fadiga. Devido a este cuidado, os pneus assimétricos que possuem a indicação de lateral externa não podem sofrer o rodízio cruzado (em x), devendo-se apenas circular os pneus entre o eixo dianteiro e o traseiro do mesmo lado. O mesmo vale para os pneus simétricos direcionais e bidirecionais. Quero ressaltar para que a boa utilização dos “pneus verdes” passam pela calibração regular, se possível de dez em dez dias e o alinhamento e balanceamento. Na região de Aquidauana e Anastácio, um local que desponta pela excelência de atendimento com polidez e preço justo é o Roncão, na Avenida da Integração, em Anastácio, uma empresa familiar pronta para atender e explicar esses detalhes específicos para cada caso. Tenho visto muitos acidentes em que a causa específica básica, está nos pneus. Por outro lado os pneus ecológicos funcionam tem algumas vantagens, apesar do preço usualmente maior, em um detalhe mais ou menos assim:: quando a borracha dos pneus ecológicos derrapa sobre ruas irregulares, a frequência do item pode chegar a 10.000Hz, ou seja, mais energia e calor. Quando este cenário acontece, a temperatura mais alta da sílica favorece a resistência à derrapagem, o que irá diminuir a distância de frenagem. Por fim ressalto que comprar um pneu não é tão fácil assim. E as nossas rodovias não são as melhores do mundo, ainda mais com a chegada dos rodotrens na BR 262. Comprar um pneu meia vida, ou que vem da china, ou ainda riscado é opção do seu bolso. Mas para utilizar na rodovia; lembre sempre que tem normas, regras e critérios de segurança para que possa desenvolver sua viagem a lazer ou a trabalho com tranquilidade.
*Articulista