30 de novembro de 2020
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Rosildo Barcellos

Poluição como questão de saúde pública!

Rosildo Barcellos
20 OUT 2020 - 16h14min

 Tenho recebido alguns questionamentos, muitas vezes diretamente, sobre como adicionar o Arla 32 no tanque de combustível. Daí a necessidade de escrever o artigo para a explicação. A resposta é Não ! Em primeiro lugar ARLA  significa (agente Redutor Líquido Automotivo) e o Arla 32 é para ser utilizado apenas em motores a diesel com sistema SCR (Redução Catalítica seletiva). Ou seja, são apenas alguns modelos no sistema SCR, a maioria utiliza o sistema EGR ( Recirculação dos Gases do Escape). Os veículos que utilizam o Arla 32 tem um tanque separado, ao lado do tanque de combustível, com  uma tampa na cor azul. Não podemos negar que a poluição  se constitui em um problema de saúde pública  nas capitais brasileiras. Os gases oriundos dos escapamentos dos grandes veículos a diesel  tem ação altamente oxidante, sua presença na atmosfera causa a formação do ozônio troposférico, que pode levar ao aumento de internações hospitalares, decorrente de problemas respiratórios,  e alergias. No ambiente, pode facilitar a formação de chuvas ácidas. 

   Outrossim, tem um importante efeito nas mudanças do clima, agravando o efeito estufa. O Conama, por meio do Proconve, vem impondo à indústria automobilística limites de emissão de poluentes cada vez mais rigorosos e por isto desde o início de 2012, entrou em vigor a sétima fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores – Proconve – que visa reduzir  os níveis de emissão de poluentes. A partir desta data, todos os veículos a diesel, sejam eles comerciais pesados, semi-pesados ou ônibus, já são fabricados  com uma nova tecnologia de Redução Catalítica Seletiva – SCR. Para seu funcionamento e consequente redução das emissões poluentes (NOx), é necessária a injeção, no sistema de escapamento, de um aditivo, o chamado Agente Redutor Líquido de NOx Automotivo, ou Arla-32. Somente em 2014 foram comercializados pela Petrobras 227 mil toneladas do produto que são produzidas nas fábricas de produtos nitrogenados em Camaçari na Bahia.

    O Arla-32 é de suma importância para a tecnologia SCR por ser um composto químico que foi projetado para ser  injetado no sistema de escapamento dos ônibus e caminhões pesados. Ele transforma os óxidos de nitrogênio em nitrogênio e água. Para obrigar os condutores a usar o Arla, um sistema eletrônico que também vem de fábrica diminui a potência do motor se os caminhões não são abastecidos com esse aditivo. Apesar da obrigatoriedade  por todas as rodovias do Brasil, alguns motoristas já estão burlando o sistema dos caminhões com um emulador que custa 500 reais, instalado dentro do painel do caminhão, entretanto esta prática cabe autuações do Ibama de 500 a 10 mil reais e autuação da PRF. O produto auxilia a reduzir em até 80% a emissão de materiais particulados e em até 60% os níveis de óxido de Nitrogênio.  

    O ARLA 32 é  uma solução a 32,5%  de ureia de alto índice de pureza, adicionada a água desmineralizada que é transparente,  não tóxica e de manuseio seguro, além de não explosivo, não inflamável e muito menos  danoso ao meio ambiente, tanto que se derramarmos ARLA 32 nas mãos, basta lavá-las com água. O consumo médio  é de 5% do consumo de diesel ( S 50). Também é preciso trocar o filtro de Arla 32 a cada dois anos, No Posto Acácia, BR 262, em Anastácio está sendo comercializado a R$1,70. O consumo  médio é de um galão de 20 litros a cada 500 quilômetros. Ou seja Um caminhão rodando 12 mil quilômetros por mês  gasta 14 400 reais por ano. É um valor não despiciendo e por isto alguns condutores tem abastecido o tanque com água ou soluções caseiras e isto faz o caminhão perder potência e é pré-requisito para perder as garantias de fábrica, vislumbra a possibilidade de um enquadramento infracional de trânsito e ambiental, e evidentemente, contribui para continuarem altos, os níveis de poluição. A Petrobrás já investiu até o final do ano passado 87 milhões de reais na produção do Arla 32.

 

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