Atividade do Iphan integra o Festival América do Sul e debate políticas para o patrimônio cultural
Clóvis Neto/PMC
Durante o 18º Festival América do Sul, Corumbá sedia o projeto “Andanças do Patrimônio”, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A iniciativa reúne representantes de órgãos públicos, sociedade civil, profissionais da cultura e pesquisadores para debater diretrizes e políticas públicas voltadas à preservação do patrimônio cultural brasileiro.
Corumbá é a terceira cidade a receber a ação, após João Pessoa (PB) e outras capitais. “Isso mostra a importância que Corumbá tem para a cultura do Mato Grosso do Sul. O Governo Federal reconhece o papel da cidade como referência cultural no Estado”, afirmou Lauzie Salazar, presidente da Fuphan.
Nesta quinta-feira (15), no Centro de Convenções do Pantanal – Miguel Gómez, ocorre a Oficina do Plano Nacional Setorial do Patrimônio Cultural, com debates sobre gestão participativa, acesso democrático à cultura, sustentabilidade, economia criativa e os impactos da crise climática sobre o patrimônio.
Na sexta-feira (16), será realizada a caminhada “Corumbá a pé: revelando o patrimônio cultural”, com roteiro pelo Casario do Porto Geral, área tombada pelo Iphan. A concentração acontece às 8h, na Praça da República, em frente à Catedral Nossa Senhora da Candelária.
O projeto Andanças do Patrimônio tem como objetivo criar as bases do Sistema Nacional de Patrimônio Cultural (SNPC) e construir, de forma participativa, o 1º Plano Setorial Nacional de Patrimônio Cultural. A ação percorrerá os 26 estados e o Distrito Federal até o fim do ciclo, promovendo escuta ampla e articulação entre sociedade, governos e instituições privadas.
*As informações são da Prefeitura Municipal de Corumbá
Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!
Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!
Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:
Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:
Instagram - @jornalopantaneiro
O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!
Defensoria
Adolescente conquista vaga na UFMS com apoio da Defensoria Pública
Defensoria passa a integrar núcleo gestor da revisão do plano diretor de Bonito
Defensoria de MS consegue indenização de R$ 50 mil para freira exposta a esgoto
Polícia
O suspeito foi levado à Delegacia de Polícia Civil
Saúde
Doença pode ser detectada logo após o nascimento
Voltar ao topo