Curso promovido em Corumbá reforça papel da Atenção Primária no atendimento humanizado às mulheres
Divulgação PMC
A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no dia 5 de junho uma capacitação voltada a profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), com foco no acolhimento de mulheres em situação de violência. A formação foi promovida pelo Núcleo de Educação Permanente em parceria com o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) e a Gerência de Políticas Públicas para Mulheres.
O curso teve como objetivo fortalecer a atuação da rede básica de saúde, considerada a principal porta de entrada do sistema, no enfrentamento à violência contra a mulher. A APS tem papel essencial na identificação de casos, no acolhimento humanizado e no encaminhamento adequado das vítimas, além de contribuir para o fortalecimento da rede de proteção.
Ministrada na unidade da Unicesumar, a capacitação contou com a participação de Christiane Melgar Salvatierra, coordenadora do CRAM; Wania Alecrim, gerente de Políticas Públicas para Mulheres; e dos representantes da Patrulha Maria da Penha: Edmar Sebastião Arruda, Eder Martins Alvarenga e Dirciliene Amorim.
A Secretaria de Saúde reforça que capacitar os profissionais é fundamental para romper ciclos de violência, reduzir danos físicos e psicológicos e promover o respeito à autonomia e aos direitos das mulheres. A iniciativa integra os esforços do município para ampliar o acesso a um atendimento qualificado e sensível às necessidades das vítimas.
Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!
Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!
Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:
Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:
Instagram - @jornalopantaneiro
O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!
Defensoria
Adolescente conquista vaga na UFMS com apoio da Defensoria Pública
Defensoria passa a integrar núcleo gestor da revisão do plano diretor de Bonito
Defensoria de MS consegue indenização de R$ 50 mil para freira exposta a esgoto
Polícia
A operação foi resultado de um trabalho investigativo voltado ao combate ao tráfico de drogas e crimes patrimoniais na região
Serviços
Neste ano já foram realizadas ações de combate a incêndios em áreas urbanas e rurais
Voltar ao topo