X
Fogo

Condições extremas fazem fogo avançar e atingir a Serra do Amolar

Há cerca de duas semanas, toda a região vem sendo afetada por incêndios

Divulgação/ Instituto Homem Pantaneiro

Um grave incêndio se intensificou na Serra do Amolar, alcançando a Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) Acurizal, na última quarta-feira (24). Essa área, que vinha passando por ações de recuperação após os incêndios de 2020, havia recebido o plantio de mais de 25 mil mudas.

Conforme o Instituto Homem Pantneiro, o fogo avançou rapidamente devido a ventos de 20 km/h e temperaturas superiores a 40°C.

Há cerca de duas semanas, toda a região vem sendo afetada por incêndios, e a chuva recente foi insuficiente para extinguir os focos. O mesmo incêndio já atingiu o Parque Nacional do Pantanal Matogrossense e continuou a se espalhar.

No dia 24/10, a linha de fogo dentro da RPPN Acurizal aumentou, atingindo uma extensão de 11 km.

As condições extremas tornaram o combate ao incêndio inviável para os brigadistas. Além dos 6 brigadistas da Brigada Alto Pantanal, outros 38 brigadistas do Prevfogo/Ibama foram mobilizados, e duas aeronaves foram usadas para dispersão de água.

Diante desta tragédia, não vamos nos abater. Nosso trabalho incansável de monitoramento e combate continuará com ainda mais força. Na região, há uma equipe de resgate do Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal (Gretap/MS), com profissionais do IHP, do Ibama e da UCDB. Os brigadistas ambientais da Brigada Alto Pantanal e equipe do Prevfogo/Ibama continua na região.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Educação

UFMS oferece 125 cursos de graduação no Sisu 2025

A inscrição é gratuita e pode ser feita através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior

Polícia

PRF apreende 657 Kg de cocaína em Paranaíba

Equipe descobriu um fundo falso na carroceria da van

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2025 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo