X
Vigilância sanitária

Corumbá e Bolívia se unem para controle da raiva animal

Reunião ocorreu nesta semana em Puerto Suárez

Assessoria de Imprensa

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou da Reunião de Alinhamento de Raiva Animal na Fronteira 2025 (Brasil/Bolívia) realizada nos dias 09 e 10 de junho. O encontro, em Puerto Suárez, reuniu autoridades brasileiras e bolivianas com o objetivo de definir ações integradas de prevenção e controle da raiva animal nas áreas de fronteira.

A iniciativa definiu os primeiros passos para a realização de uma campanha binacional de vacinação antirrábica em agosto. A ação será conduzida com base no Acordo Interinstitucional Internacional assinado em 2017 entre os ministérios da Saúde do Brasil e da Bolívia, com foco na cooperação em saúde nas regiões fronteiriças. O objetivo principal é evitar a reincidência de surtos como o registrado em 2015, quando 57 casos de raiva canina foram confirmados e um óbito humano foi notificado.

De acordo com as autoridades, a atuação integrada é essencial para prevenir a circulação do vírus da raiva, que não reconhece limites territoriais. A campanha abrangerá tanto o lado brasileiro quanto o boliviano da divisa, com vacinação em massa de cães e gatos, ações de vigilância ativa e mobilização comunitária.

Participaram das tratativas a Dra. Walkiria Arruda da Silva, da Gerência de Vigilância em Saúde de Corumbá; Ronaldo Antônio da Costa, assessor da Secretaria Municipal de Saúde; o subgovernador da Província Germán Busch, Arq. Roberto Trigo; o gerente da Rede de Saúde Germán Busch, Dr. Jaime Andrés Correa Lanza; e a supervisora local, Patrícia Carla Gonzalez Valdez. Também estiveram presentes o técnico de vetores Ronald Fábio Vargas Parada, o cônsul brasileiro em Puerto Suárez, Sílvio Rhomedes Bandeira Assumpção, e representantes técnicos dos ministérios da Saúde dos dois países, como Leticia da Silva Ferreira Ribeiro Mathias (médica veterinária sanitarista), Marina Pereira Certo (consultora técnica de Assuntos Internacionais), Fernanda Voietta Pinna (analista de políticas sociais) e Alexandre Cavassa (veterinário do Centro de Controle de Zoonoses).

Fale com O Pantaneiro: Sua Voz na Notícia!

Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!

Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!

Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:

Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:


Instagram - @jornalopantaneiro

Facebook - @opantaneiro

YouTube - @TVOPantaneiro

WhatsApp - 67 99856-0000

TikTok - @jornalopantaneiro

O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Infraestrutura

Em Aquidauana, asfalto na Vila Icaray e Bairro Alto de olho em nova entrada 

Obra de R$ 11 milhões e 687 mil foi lançada na manhã deste sábado com a presença do Deputado Federal Beto Pereira

Trânsito

Acidente entre moto e caminhonete deixa homem ferido na MS-345

A vítima relatou que o condutor da caminhonete envolvida no acidente fugiu sem prestar socorro

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2025 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo