X
Estiagem

Focos de incêndio voltam na região do Abobral no Pantanal

Dez cidades de MS, incluindo Aquidauana e Corumbá estão em estado de emergência por conta da seca

Equipes de combate aos incêndios estão na região do Pantanal em Corumbá / Diário Corumbaense

Os focos de incêndios que já haviam sido extintos na região do Abobral, no Pantanal de Corumbá voltaram. É o que informa o relatório da Operação Pantanal 2022, emitido nesta sexta-feira (22).

A situação causa preocupação das autoridades, e nessa região, duas equipes da GCIF (Guarnição de Combate a Incêndio Florestal) estão realizando o combate aos focos de queimadas. A área estava em rescaldo, mas houve nova ignição dos focos em pontos isolados no Parque Estadual, área alagada, onde mesmo com rescaldo, volta a fumaça e consequentemente o fogo. O vento também é um dos fatores que contribuem para as chamas reacenderem.

Conforme o Diário Corumbaense, além dessa localidade, os militares do Corpo de Bombeiros também se deslocaram para uma área próximo de Corumbá, a cerca de 30 km da área urbana e em menos de três horas de combate, os focos foram extintos.

Há também o trabalho de prevenção, treinamento e ratificação dos principais pontos da norma técnica 45 do CBM/MS que trata de incêndios florestais. As ações são feitas nas regiões do Abobral; Nabileque; Paraguai-Mirim; Miranda e Coxim.

Decreto de situação de emergência

Ontem entrou em vigor o decreto de emergência nos municípios de Corumbá, Ladário, Miranda, Aquidauana, Porto Murtinho, Sonora, Rio Verde de Mato Grosso, Coxim, Bodoquena, Jardim, Bonito, Anastácio, Corguinho e Rio Negro afetados por desastre classificado e codificado como Incêndio Florestal - Incêndios em Parques, Áreas de Proteção Ambiental e áreas de Preservação Permanente Nacionais, Estaduais ou Municipais.

O decreto tem duração de seis meses e foi motivado pela intensa estiagem que já dura mais de 25 dias e o aumento em focos de incêndios em Mato Grosso do Sul.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Economia

Novo leilão do Detran-MS tem o clássico Omega CD e Honda Fan em Dourados

Estão sendo oferecidos 131 lotes entre sucatas inservíveis, aproveitáveis e veículos de circulação

Meio Ambiente

PMA de Miranda apoia Produtores Rurais na destinação de embalagens de defensivos

Foram recolhidos aproximadamente 1000 kg de embalagens

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo