Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul apontou erro na identificação
Reprodução
Um homem de 41 anos ficou 26 dias preso injustamente no Estabelecimento Penal de Corumbá após ser confundido com o irmão mais velho em um processo criminal. A liberdade foi concedida recentemente, após atuação da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, que identificou o erro a partir da análise das impressões digitais dos envolvidos.
De acordo com os autos, a prisão foi resultado de uma sequência de falhas que começou ainda no inquérito policial e se estendeu até a denúncia oferecida pelo Ministério Público. A Defensoria comprovou que o verdadeiro alvo da ação penal era o irmão do assistido, de 43 anos, que teria usado o nome do mais novo ao se apresentar à polícia por envolvimento em um furto ocorrido em 2022.
“O nosso assistido afirmou desde a audiência de custódia que desconhecia qualquer mandado de prisão e que não havia cometido crime. Ele suspeitava que o irmão pudesse estar envolvido”, explicou o defensor público Pedro Lenno Rovetta Nogueira, responsável pelo pedido de revogação da prisão. A análise biométrica foi decisiva para comprovar que a pessoa citada na denúncia era, de fato, o irmão mais velho.
Mesmo com os alertas feitos na audiência de custódia, o homem permaneceu preso até que a Defensoria solicitasse a revogação da prisão com base nas evidências técnicas. A 4ª Vara Criminal de Campo Grande acatou o pedido e determinou a libertação do inocente. A decisão também exigiu manifestação do Ministério Público sobre os erros no processo, o que resultou na correção da denúncia e qualificação do acusado correto.
Com a soltura, o ex-detento poderá ingressar com ação judicial contra o Estado, pleiteando indenização pelos danos sofridos durante os 26 dias em regime fechado.
Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!
Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!
Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:
Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:
Instagram - @jornalopantaneiro
O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!
Infraestrutura
Obra de R$ 11 milhões e 687 mil foi lançada na manhã deste sábado com a presença do Deputado Federal Beto Pereira
Trânsito
A vítima relatou que o condutor da caminhonete envolvida no acidente fugiu sem prestar socorro
Voltar ao topo