X
Corumbá

Inmet emite alerta laranja para baixa umidade do ar em MS

Cidades como Corumbá, Coxim e Chapadão do Sul estão com níveis abaixo do recomendado

Umidade baixa do ar faz com que Inmet emita alerta / Anderson Gallo/Diário Corumbaense

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu nesta segunda-feira (1) alerta de baixa umidade relativa do ar para a população de algumas cidades de Mato Grosso do Sul. O alerta laranja indica que os índices variam de 12% a 30%, números abaixo do ideal para saúde.

As cidades em maior atenção são: Alcinópolis, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso e Sonora.

Os indíces se equiparam ao registrado em desertos, principalmente para a região do extremo norte do Estado, diz o Midiamax.

Conforme o site, os avisos, de nível amarelo e laranja indicam grau de severidade de perigo e perigo em potencial, com início ao 12h e previsão de término às 18h. Os riscos da climatologia indica atenção para ameaça de incêndios florestais e à saúde.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 20% e 30% de umidade relativa do ar é estado de atenção; abaixo de 20% é estado de alerta. O nível ideal de umidade do ar para o organismo humano gira entre 40% e 70%.

A título de comparação, cidades no deserto africano do Saara comumente registram umidade entre 14% e 20% e, em São Pedro do Atacama, no Chile, isso também é recorrente - na região.

Recomendação

O Inmet recomenda que a população beba bastante líquido; Evite desgaste físico nas horas mais secas; Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

(Reprodução)

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Polícia Civil cumpre mandados de prisão por tráfico, roubo e porte de arma em Corumbá

Dois homens foram presos

Serviços

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Federal detecta tentativa de invasão do ambiente de rede

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo