A escritora aquidauanense, Raquel Anderson, lança seu livro intitulado: 'Oswaldão, obséquios pantaneiros', em Aquidauana, no próximo dia 7 de dezembro no BPRAM/UFMS, na Rua Pandia Calógras, 387, às 20 horas, Centro. Em Campo Grande, ocorrerá no dia 9 do mesmo mês, na Califórnia Mudas, Avenida Afonso Pena, 4,348, às 20 horas.
Para Raquel, os livros são uma das maiores invenções e delicadezas já produzidas pela humanidade, pois, através deles, o homem aprende, inventa, reinventa, reinventa-se, auxilia, expressa-se, adquire saberes científicos, literários e em todos os segmentos do conhecimento humano.
Raquel, hoje com 52 anos, escreve há pouco mais de um ano, atua como colunista e já recebeu um prêmio nacional, selecionada para o livro "Poesias Para Maria" para a cantora Maria Bethânia.
Seu livro reúne contos e poesias do Oswaldão, o personagem principal, seu pai.
Trata-se de um livro sobre cultura pantaneira, escrito com um viés antropológico, geográfico e uma dose cavalar de humor, aos moldes do Oswaldão, um autêntico homem pantaneiro.
"Fiquei"ouvindo a barulheira que a saudade tinha", fui para Aquidauana, refiz seus trajetos, procurei os bares, ouvi histórias, arranquei das minhas memórias inspiração, força e emoção, poetizei, rimei e recheei com muito humor causos e estórias, fui fiel a sua autenticidade, me doei inteiramente e pretendo unicamente deixar o legado do que é um autêntico homem pantaneiro."
A escritora relata seu processo de criação com grandiosa demonstração de amor e aptidões para o ofício literário, atribui às simplicidades da vida suas maiores inspirações.
Historiadora, amante de antiguidades, e colaboradora do jornal O Pantaneiro, ela preserva pertences e legados familiares.
Até o berço do Oswaldão foi resgatado, com 88 anos, será utilizado para expor os livros durante o dia do lançamento da obra literária.