Em competição com outras 33 coreografias, a Aquidauana Cia de Dança conseguiu a terceira posição no Prêmio Jair Damasceno, que aconteceu no fim de semana em Campo Grande, como parte do MS Dance Fest 2022.
O prêmio contempla balé, dança de salão, danças populares, jazz, entre outros estilos que não sejam danças urbanas. A coreografia Desabafo, 3ª colocada, ganhou um troféu e irá receber R$ 300 pela conquista. O grupo ainda levou outras quatro coreografias para a competição.
Este foi o primeiro evento que a escola participou em 2022, onde levaram cinco coreografias. “Fiquei um pouco surpresa por nossa companhia estreante ir para o pódio, foi a primeira vez que fizemos ‘Desabafo’ no palco. Quando a criamos, ela estreou em formato audiovisual, era uma obra longa. Agora remontamos para o palco e artisticamente ela é uma obra madura, mas tecnicamente não”, conta Mayara Martins, diretora da Cia
No entanto, ela não escondeu a felicidade. “Com o pódio vemos que estamos no caminho certo, que temos que seguir melhorando, mas temos que seguir este caminho”, reflete Mayara.
Mas para Mayara o que vale é a experiência de participar do festival, já que o maior intuído dos competidores é ver a resposta do público e jurados sobre seu trabalho.
“Assim podemos ver onde podemos melhorar, corrigir. Agora estamos voltando ainda mais, foi incrível sentir a energia da plateia, dos aplausos, dividir nossa dança com colegas de trabalho e outras escolas. O lugar do bailarino é no palco”, declara.
Fizeram parte do júri o diretor de teatro de Campo Grande, Nill Amaral, a dançarina de Bauru Fran Manson, os bailarinos de São Paulo Luís Augusto Ribeiro e Henrique Lima.
Aquidauana Cia de Dança
A Aquidauana Cia de Dança foi criada no ano passado, e nela serão trabalhados o balé clássico e o estilo livre. “Nunca tinha visto uma companhia na cidade, queremos essa experiência, ter coreógrafo”, afirma.
A sede da Cia fica no estúdio de dança Mayara Martins. Por enquanto, há somente bailarinos do grupo Sênior do estúdio na Cia, mas futuramente serão abertas audições para dançarinos da cidade.
Fazem parte do elenco: Danniel Amaral, José Roberto Guerra (Betinho júnior), Ester Tozani, Julia Alencar, Naielly Mascarenhas, Ester Araújo, Heloísa Schultz, Larissa Gimenez, Lucas Florentino e Mayara Martins.
MS Dance Fest
Essa foi a 11ª edição do festival, realizado pelo grupo Funk-se, sempre em Campo Grande. Foram quatro dias, de 21 a 24 de abril, e dançarinos de renome nacional participaram do evento.
Diversos workshops, como balé clássico, dança pra chão, b-boy, danças sociais, entre outros foram realizados no festival.
“É incrível trazer esses artistas para Mato Grosso do Sul, já que geralmente temos que sair do Estado para ter esse contato. Ganhamos muita experiência, conseguimos crescer muito, pois temos eles nos palcos e em sala de aula pelos workshops. Esperamos que tenham mais festivais”, conclui Mayara.