O projeto ?Educar para proteger ? Sons e tons de MS? chega em Aquidauana nesta quinta-feira (26) com a 8ª Feira Histórica, Cultural e Científica, da Escola Estadual Profª Dóris Mendes Trindade. O Projeto de Educação Patrimonial é realizado pela Fundação de Cultura desde o ano de 2009 e envolve cinco municípios: Campo Grande, Terenos, Aquidauana, Miranda e Dois Irmãos do Buriti.
As atividades pedagógicas do projeto movimentaram 30 escolas durante todo o ano de 2013 e agora com o apoio da FCMS as escolas irão interagir com a comunidade local todo o resultado do projeto. Serão realizadas feiras culturais, exposições, apresentações musicais e um grande Festival Estudantil, no município de Miranda.
Para ampliar a visibilidade do projeto será publicado a cartilha de Educação Patrimonial, edição 2013, associada a um DVD demonstrando o sucesso do projeto com as apresentações de canções regionais de autoria dos alunos e/ou músicas que sejam de domínio público, um forma de reconhecimento para o empenho de todas as escolas envolvidas. De setembro a novembro serão meses de intensa atividade cultural, pois todos os municípios preparam com maestria o encerramento de mais essa etapa.
A ação permanente objetiva sensibilizar a população sul-mato-grossense de seu papel de agente para a preservação do patrimônio cultural e para a efetivação de projetos culturais. ?O Projeto de Educação Patrimonial é um investimento do Governo do Estado, que surgiu com o objetivo de fortalecer o patrimônio histórico regional, aliando ações da cultura e educação, promovendo uma percepção mais aguçada, crítica e cidadã para com tudo aquilo que faz parte da sua própria história?, ressalta Américo Calheiros, presidente da FCMS.
Mais informações com a coordenadora do ?Projeto Educar para Proteger? da FCMS - Maria Christina Félix, telefones 3316-9164 ou 8408-5153, ou ainda pela Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural pelos fones 3316-9155 ou 3316-9164.