17 de outubro de 2021
Anuncie Aqui
Cultura

Aquidauana: Proibido de ser lançado na Câmara, livro é lançado em praça

29 FEV 2016 - 10h00min
Da Redação
O escritor campo-grandense Milton Vicente Ferreira, 75, teria vivido um momento constrangedor na última sexta feira, 26, não fosse o seu espírito solidário e o conhecimento adquirido da natureza humana em anos de pesquisa para a produção de 22 livros, todos relacionados as relações humanas como no texto ?Piraputanga, a Mágica do Vale?, no qual relata a vida dos pioneiros de uma das regiões mais extraordinárias, pelas raras belezas, de Mato Grosso do Sul. A noite de autógrafos de sua mais recente obra, A Professora e o Médico, não aconteceu na Câmara Municipal, como previsto, em função de uma polêmica. Segundo fontes, um funcionário da Câmara não permitiu o evento, porque haveria comercialização de livros,  mesmo sendo na calçada em frente ao órgão público.
 
?Já sabíamos que a venda não poderia ser feita dentro da Câmara, por isto já tínhamos providenciado uma tenda. Na dinâmica que preparamos, o público interessado na obra compraria o livro e se encaminharia para o recinto da Câmara onde a obra seria autografada?, disse um dos voluntários na iniciativa, com renda revertida para uma instituição da capital que trabalha com crianças de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. Em resposta, o presidente da Câmara, Anderson Meireles, disse que o funcionário teria se equivocado, pois a venda seria feita em espaço público. ?Vou conversar com o funcionário?, disse.
 
Tranquilo e acostumado aos problemas que surgem das interações humanas, o escritor aceitou de bom grado a mudança de estratégia. A obra foi autografada e comercializada na Praça Nossa Senhora Conceição, onde ele dialogou com os leitores e falou da alegria de voltar a Aquidauana. Entre as personalidades presentes, a diretora-presidente da Fundação de Cultura de Aquidauana, Reni Cicalise, falou do ineditismo do evento. ?Não deu lá, estamos aqui, com o artista estando onde o povo está?, destacou, lembrando um conceito expandido por Milton Nascimento na cultura nacional.  Mesmo sendo educado em relação ao ocorrido,  Milton Vicente Ferreira não deixou de observar que fatos como este ocorrem porque as pessoas, infelizmente, são ignorantes em relação a cultura.  Lamentou, também, porque desejava reprisar um evento de 1973, quando esteve em Aquidauana para lançar seu segundo livro, com renda revertida, na época, para a construção do Asilo da Velhice da cidade.
 
 

Central Pax_10
 
  • Os dois ultimos livros de Vicente Ferreira
 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Temporal em Aquidauana derruba árvores, estruturas e assusta moradores

2
Policial

Funcionário é pego tentando furtar picanhas tipo exportação de frigorífico

3
Aquidauana

Camionete de médico aquidauanense é atingida por árvore durante temporal

4
Geral

Embarcação com 21 pessoas naufraga no Rio Paraguai

Informe Publicitário

Informe

Drogaria Aquidauana: há 8 anos protegendo sua família

Previsão do Tempo

min16 max29

Aquidauana

Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
min16 max29

Anastácio

Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Sei...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

AI de ti, AQUIDAUANA!

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pousadas

Fazenda Cacimba de Pedras

Acesso por Miranda ou Taunay, - Aquidauana/MS (67) 3382-1555 / 998 www.cacimbadepedras.com.br
Auto Elétrica/Oficinas

Auto elétrica Arruda

Pandia Calogeras, 1461 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 1945
Moto Táxi

Moto Táxi Aquidauana

Rua 7 de Setembro, s/nº Centro - Ponto de referência: Frente ao Mercado Ce - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-5341
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo