Inscrições estão abertas para quem se interessa em apreender a tocar instrumento e fazer parte da banda
Banda Exaltação de Bronze está com inscrições abertas para interessados em aprender a tocar instrumentos / (Fotos: Acervo da Banda)
A Banda Marcial Municipal Exaltação de Metal está com inscrições abertas para as pessoas da faixa etária entre 9 a 17 anos, interessadas em aprender a tocar instrumentos musicais e fazer parte do grupo.
Atualmente, são 30 integrantes e os ensaios são todas as terças e sextas-feiras na sede da Escola Estadual Professora Dóris Mendes Trindade, localizada na Rua Mario Trindade, 1.300, bairro Santa Terezinha, no período das 08h às 9h20.
A Banda existe há 3 anos e meio e foi fundada no dia 20 de novembro de 2021. É conhecida pelo talento musical de seus componentes, porém, também, pela filosofia da gestão do Maestro Jeilson Freitas de Souza Ezidio: “A música transforma vidas”.
“Temos diversos exemplos de pessoas beneficiadas dentro do nosso grupo”, explica. Uma delas é Pedro Henrique da Silva Corrêa. Ele entrou no grupo na escola Erso Gomes, em 2016, quando tinha 13 anos de idade.
“Comecei tocando trombone e, conforme o tempo foi passando, fui tocando outros instrumentos. Logo em seguida, toquei foi o eufônio (Bombardino), tuba, sempre na parte dos graves.”
Em 2023, entrou para o Exército, no 9º Batalhão de Engenharia de Combate. Ele fez o teste para a banda e, saber ler partitura, foi decisivo. “Aprendi a ler na Exaltação de Metal, o que me fez conseguir ficar no Exército.”
Em 2024, Pedro Henrique foi convidado para fazer uma semana de treinamento para se tornar corneteiro do Exército. “Só que, com isso, eu já aproveitei para fazer o curso de formação de Cabo e deu certo”. Hoje, ele é instrutor e ensina música para outras pessoas, em Anastácio.
A banda Exaltação de Metal é uma instituição sem fins lucrativos e “sem qualquer ligação com setores ou órgãos públicos municipais, estaduais e federais". O maestro Jeilson Feitas, o fundador, é Licenciado em Música, Especialista em Neurociência da Música, Licenciado em Geografia, Mestre em Geografia, Especialista em tecnologias educacionais, Maestro na Escola E. Professora Dóris Mendes Trindade e Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Prof. Domingos V. Marcos, localizada na Aldeia Bananal, e na E. E Professora Estefana Centurion Gambarra, em Dois irmãos do Buriti.
A professora Muriele Ramires é responsável pelo corpo coreográfico. A sede provisória da Banda fica na Rua José Duarte, 20, Bairro Santa Terezinha. O objetivo é promover a cultura musical e formar novos músicos sem ônus de qualquer natureza.
Não há remuneração para os músicos, aprendiz e maestros. “O que temos é apoio logístico da Prefeitura de Aquidauana, numa parceria de alta relevância para participações em eventos festivo-culturais”, registra o maestro, ao apresentar agradecimentos pelos novos instrumentos e uniformes.
É possível aprender na Banda, a tocar Instrumentos de sopro, como trompete, trombone, euphonium bombardão, percussão, caixa, bumbo e prato.
Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!
Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!
Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:
Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:
Instagram - @jornalopantaneiro
O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!
Social
A primeira ocorreu em maio, com 435 documentos emitidos
Milagre
O pequeno Victor Miguel Fernandes, de apenas 1 ano e meio, teve sua vida salva após se engasgar durante o almoço
Voltar ao topo