A FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) abre a temporada 2013 do projeto Cenasom na próxima quinta-feira (18), com o espetáculo circense ?Circo Las Muchachas?, do grupo Mambembe Trupe Teatral. A apresentação acontece no Teatro Aracy Balabanian, do Centro Cultural José Octávio Guizzo, às 20 horas, com classificação livre e duração aproximada de 50 minutos.
?Circo Las Muchachas? apresenta a magia do circo em forma de teatro mambembe. Um circo comandado pelas palhaças Maçaroca e Muriçoca, que fazem com muita alegria e diversão números de malabarismos, equilibrismos, acrobacias de solo e mágicas. O espetáculo foge do convencional e faz a plateia entrar no picadeiro, fazendo parte do show.
Além do circo o espetáculo levará ao palco do Centro Cultural um pouco da fantasia do teatro de bonecos, apresentando até mesmo um ?cantor".Como o próprio nome diz - Las Muchachas -, o espetáculo valoriza o talento feminino e é apresentado e estrelado somente por mulheres.
O grupo Mambembe Trupe Teatral surgiu em 2005, quando Renata Macedo se juntou com mais duas acadêmicas do curso de Artes Cênicas e sentiram a necessidade de colocar em prática tudo que estavam aprendendo na Universidade, formando o grupo Mambembando e Educando Trupe Teatral. A proposta era focar no teatro como ferramenta didática.
O espetáculo que mais lhe rendera apresentações e elogios foi o ?Circo Imperfeito?, uma mistura de circo e teatro que convidava a plateia a fazer parte do show. Após a formatura de finalização do curso, Juliana dos Anjos e Ana Carolina retornaram a sua cidade natal. Renata Macedo continuou a caminhada dando aulas de teatro em diversas escolas em Campo Grande e fazendo apresentações em festas e eventos como clown, perna de pau, malabarista e animadora.
Em 2012, convidou Jurema de Castro e Breno Moroni para remontarem o espetáculo ?Circo Imperfeito?. Agora com novo elenco, o grupo passa a se chamar Mambembe Trupe Teatral. Com a vasta experiência do diretor Breno Morroni o espetáculo muda de nome e passa a se chamar ?Circo Las Muchachas?, ganhando novos personagens e números circenses.
Ainda no ano passado, o grupo montou sua sede própria com apoio do Pontão de Cultura Guaicuru, que possui sala de figurino, sala de cenário, estúdio fotográfico, biblioteca e espaço para atividades afins. Com essa estrutura o grupo passa a oferecer oficinas de circo/teatro para crianças e adultos expandindo assim seu foco de trabalho. Em 2013 a Trupe foi selecionada para o Festival América do Sul.
Renata Bertolino Macedo (atriz e diretora geral) é formada em Artes Cênicas pela Universidade Anhaguera-Uniderp (2005). Atua profissionalmente há sete anos como atriz, professora de teatro/circo e produtora. Faz parte da "Oficina de Criação Teatral" como atriz. Possui cursos básicos de técnica circense, dominando especificamente a arte do clown, andar em perna de pau, malabarismo com bolinhas e swing, além de ter habilidade básica com violão. Cursa mestrado na UFRJ de Acessibilidade Cultural.
Jurema de Castro (atriz e produtora) é formada em Artes Cênicas pela Universidade Uniderp/2005, em Educação Física pela Uniderp (2009) e pós-graduada em Pilates pela Universidade Gama Filho (2012). Atua como atriz há sete anos e atualmente faz parte dos grupos teatrais Oficina de Criação Teatral, Grupo Teatral Palco e Mambembe Trupe Teatral. Desenvolve um trabalho de teatro educativo usando técnicas circenses como base de trabalho. Em 2010 ganhou o prêmio de melhor atriz categoria adulto da FESMAT/MS.
Breno Moroni (direção) é formado como ator pela Escola de Teatro da FEFIERJ (Rio de Janeiro) e tem cursos de especialização em Cinema, Circo, Televisão, Expressão Corporal e Double. É registrado no sindicato dos Artistas e Técnicos em espetáculos de diversão do Rio de Janeiro como ator e diretor. É profissionalizado pela Academia Piolim de Arte Circenses, São Paulo, como Malabarista, Acrobata, Palhaço, Contorcionista, Faquir, Equilibrista e Comedor de fogo. Até o ano de 2009 trabalhou como artista em 13 países, em África, Europa e Américas.
Cenasom
O projeto foi criado pela Fundação de Cultura e a então Secretaria de Cultura de Mato Grosso do Sul em 1996, com o objetivo de divulgar a arte regional e propiciar um espaço na noite sul-mato-grossense para áreas da cultura (dança, música e teatro), às quintas-feiras, no Teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo, localizado na Rua 26 de agosto, 453, Centro de Campo Grande.
Os ingressos têm valor de R$ 7,50 (meia-entrada) para todos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795.