23 de setembro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Cultura

Clube dos Cineclubes exibe Mostra Cinema pela Verdade no MIS

Filmes exibidos são relacionados à ditadura civil militar. Entrada do evento é franca.

18 AGO 2013 - 12h00min
redação / Aníbal Placêncio
O projeto Clube dos Cineclubes realiza nos dias 21 e 22 de agosto, sempre a partir das 18h30, no Museu da Imagem e do Som da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, a Mostra Cinema pela Verdade, com filmes relacionados à ditadura civil militar e debates após as exibições. A entrada é franca. O projeto ocorre simultaneamente nas 27 unidades federativas do país entre maio e agosto.
 
A atividade é realizada pelo ICEM (Instituto Cultura em Movimento), em parceria com o Ministério da Justiça, aprovado pelo edital ?Marcas da Memória?, da Comissão da Anistia. Em Mato Grosso do Sul, o evento teve início em julho na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e seguiu para outras universidades. 
 
Coordenado pelo Cinema (d)e Horror juntamente ao Colegiado de Cinema e apoiado pelo Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul, o projeto realiza um diálogo entre os cineclubes do Estado a fim de promover uma organização política deste setor cultural. 
 
Segundo uma das organizadoras da Mostra, Natália Moraes, mais do que entretenimento, o cinema é uma forma de arte que pode ser um instrumento de resgate da memória de um país. ?A ditadura no Brasil é uma questão que ainda permanece em aberto, como a Lei da Anistia, que é alvo de debates no presente. A verdade sobre este período histórico não foi totalmente revelada, impedindo que reparações sejam feitas e que se conheça de fato essa história?, afirma Natália.
 
O diretor da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros, acredita que a Mostra também é importante para estimular o debate entre os participantes. ?O audiovisual é uma ferramenta extraordinária para a cultura em nosso tempo, nos permite, além do registro e da divulgação do patrimônio e da memória, refletir sobre a sociedade por meio de obras que suscitem o debate, como essa Mostra que recebemos no MIS? analisa.
 
Confira a programação: 
 
21 de agosto (quarta-feira) 
 
?Eu me Lembro? - O filme acompanha o crescimento de Guiga, nascido na cidade de Salvador, numa época provinciana. No contato com a mãe, Aurora, descobre a sexualidade e seus limites. Com o pai, Guilherme, temível, austero e puritano exacerbado, viverá muitos conflitos. O garoto cresce movido pela culpa católica, marcada pela morte da mãe antes mesmo da adolescência. Quando jovem, o protagonista nutre raiva pelo pai e, durante a ditadura militar, vive sua fase mais ativa. Direção: Edgar Navarro (Drama, 108 min, 2005). 
 
?Infância Clandestina? - Argentina, 1979. O menino Juan (Teo Gutiérrez Romero), de 12 anos, vive na clandestinidade da mesma maneira que seus pais e seu tio Beto (Ernesto Alterio). Na escola, ele é conhecido como Ernesto e encontra María (Violeta Palukas), de quem sabe apenas o nome. Direção: Benjamín Ávila (Drama, 112 min, 2011).
 
22 de agosto (quinta-feira) 
 
?No? - Em 1988, o ditador chileno Augusto Pinochet, diante da pressão internacional, convoca um referendo sobre o seu mandato. Os líderes da oposição convencem o jovem publicitário René Saavedra (Gael García Bernal) a liderar sua campanha. Com pouquíssimos recursos e permanente vigilância dos guardas de Pinochet, Saavedra e sua equipe criam um audacioso plano para vencer a eleição e libertar seu país da opressão. Direção: Pablo Larraín (Drama, 110 min, 2012). 
 
Serviço
 
O Museu da Imagem e do Som fica localizado no Memorial da Cultura e da Cidadania, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar. A entrada é gratuita. Mais informações estão disponíveis pelo e-mail mis@fcms.ms.gov.br e pelo fone (67) 3316-9178.
 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Acidente entre caminhão e moto deixa duas vítimas em estado grave, em Aquidauana

2
Aquidauana

Aquidauanense de 99 anos é a nova vítima fatal da Covid-19

3
Política

Candidato a prefeito, deputado estadual e vice testam positivo para Covid-19

4
Política

Confira a lista de candidatos a vereador pelo Podemos em Aquidauana

Vídeos

Incêndio de grandes proporções consumiu atacadista, em Campo Grande

Em mais um acidente na MS-450, bombeiros resgatam vítima das ferragens

Onça-parda é flagrada 'passeando' por bairro e assusta moradores

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min20 max36

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min20 max36

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
1,83m
Paraguai
1,01m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Talvez...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"UMA APRENDIZAGEM ou O LIVRO DOS PRAZERES"

Flavia Rohdt

Aldravia 25 #PantanalemChamas

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Confecções

Art Modas

Ru Estevão Alves Corrêa, Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6182
Pousadas

Fazenda Pantanal

Nhecolândia, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-8312 / 998 www.fazendapantanal.com.br
Hospitais/Postos de Saúde

Posto de Saúde Familiar Nova Aquidauana

R. Timóteo Proença, s/nº - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4596
Ver Mais
Fale com a redação