25 de outubro de 2021
Anuncie Aqui
Cultura

Colunista e cronista aquidauanense participa da maior feira de literatura de São Paulo

21 SET 2016 - 13h52min
Pedro Neto

Na semana passada a colunista do Jornal O Pantaneiro Raquel Anderson, 52 anos, esteve no principal festival de literatura da capital paulista, a Paulicéia Literária, promovido pela AASP (Associação dos Advogados de São Paulo) e que ocorreu entre os dias 15 e 17 de setembro.
 
A Paulicéia Literária representa referência de trocas de experiências literárias, conhecimentos, aprendizagem e ensinamentos por parte de todos os escritores e amantes da literatura em geral, é um evento que abriga, divulga e oportuniza um excelente encontro entre escritores e leitores.
 
Para Raquel o que mais chamou atenção no evento foi a grande participação de mulheres escritoras, e o relato de cada um dos escritores presentes, contendo a personalidade e a autenticidade, mas não tinham nenhum preconceito, e recheados de humildade.
 
E também, Raquel, conta que se emocionou ao ouvir o relato de trajetória literária e história familiar do escritor Marcelo Rubens.
 
Raquel esteve frente - a - frente com um dos maiores cronistas do Brasil, Luiz Fernando Veríssimo e teve a oportunidade de conversar com ele que é a maior inspiração para o trabalho da colunista Aquidauanense.
 
Estamos publicando na integra o depoimento de Raquel Anderson, onde ela conta, com suas palavras, um pouco da emoção que sentiu ao estar ante a sua maior inspiração como escritora.

Depoimento

"Acender uma luz na escuridão!"

Com essa frase Luís Fernando Veríssimo define o objetivo da literatura.
Com oitenta anos, uma agenda repleta de lançamentos, palestras, roteiros para programas, peças e filmes, muita disposição, sagacidade e costumeiro bom humor, ele disse, numa emocionante conversa, para escritores, editores e jornalistas: "leiam, leiam, leiam!".

Para ele, os recursos são válidos, como cursos de escrita criativa, por exemplo, mas, "escrever é dom!". Acompanhado de sua esposa, dona Lúcia Helena, uma senhora linda e encantadora, sentada na primeira fileira da aconchegante sala da UNIL, vez por outra ela o ajuda a rememorar algum detalhe de sua extensa carreira de um dos maiores cronistas e romancistas do Brasil.

Veríssimo acredita que o cheiro do livro de papel e a nostalgia que o livro impresso e, só ele, nos remete, são elementos que contribuirão para a perpetuação do livro, embora seja adepto da tecnologia e a utilize como ferramenta de trabalho, inclusive.

Vê-lo e ouví-lo é um presente da vida! Sua postura parcimoniosa, traços que revelam grandiosa tranquilidade, aliados a uma escancarada simplicidade são ensinamentos, é nítida sua serenidade, evidente sua mansidão.

Instigante é constatar que há tantas habilidades, capacidades um apuradíssimo humor naquele senhor de cabelos brancos, andar lento e olhar indecifrável que diz não gostar de falar em público, característica presente em quem observa e pensa muito!



A UNIL - Universidade do Livro, é um braço da Editora da UNESP - Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho de SP. A UNIL foi criada com o objetivo de promover cursos voltados à formação e aperfeiçoamento dos profissionais do livro, motivo pelo qual Veríssimo se apresentou para um seleto número de admiradores. Luís Fernando Veríssimo é o homenageado da Pauliceia Literária desse ano, organizado pela AASP (Associação dos Advogados de São Paulo) que acontecerá de 15 a 17 de setembro. Veríssimo estará presente na homenagem e participará de bate-papo com um dos cronistas convidados para falar de sua obra.

Campanha Drogaria Aquidauana Institucional - 02

 
 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Após tempestade na madrugada, chuvas e ventos fortes continuam

2
Aquidauana

Caminhonete capota na BR-262 após atropelar tamanduá

3
Geral

Em Campo Grande, homem é atacado por jacaré no Lago do Amor

4
Turismo

Camisão ganha primeira vinícola de MS e prova que Pantanal também pode ser produtor de vinho

Informe Publicitário

Informe

Comtel é a única empresa de MS em evento internacional

Previsão do Tempo

min22 max31

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min22 max31

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Nas...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

EIS QUE CHEGOU...

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pousadas

Sítio Ana Paula

BR 262 Km 487, s/n - 79210-000 Anastácio/MS (67) 3241-2591
Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Lanchonete e Garaparia Doce Mel

Rua Estevão Alves Corrêa, Barraca 62 - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Pizzarias

Fiorella Pizza

Duque de Caxias, 1171 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 8172
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo