Grupo Aruanda é uma das atrções do Festival de Folclore de MS. / Divulgação
Nesta quinta-feira (23) se inicia, em Ponta Porã, o Festival de Folclore de Mato Grosso do Sul. O evento que vai até domingo (26) visa promover um verdadeiro encontro de culturas e costumes regionais e étnicos da América do Sul.
Entre danças e músicas folclóricas, artesanatos, palestras, jogos e comidas típicas, o encontro vai reunir grupos regionais, nacionais e internacionais, destacando as identidades culturais e enriquecendo a troca de experiências.
Conhecida como destino de turismo de compras, Ponta Porã passa a ser vista de uma outra forma, acrescenta o prefeito Ludimar Novais. ?Um evento desta natureza, reforça o turismo no município e aumenta a permanência do turista na cidade. As pessoas terão mais tempo para conhecer melhor a cidade e suas riquezas culturais?, afirma Ludimar.
O presidente da Fundação de Cultura de Ponta Porã, Arnaldo Romero, pontua que o festejo promove um embate de culturas tradicionais que se desdobra dos municípios de todo o Estado e abrange regiões além das fronteiras, como alguns países da América do Sul.
Romero frisa que o festival conta com o patrocínio do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura e parceria da Prefeitura de Ponta Porã. A entrada é gratuita possibilitando a participação de todos.
Parque dos Ervais
O festival será realizado no recém-inaugurado Parque dos Ervais Aires Marques, considerado o maior parque de lazer, esporte e cultura do interior de Mato Grosso do Sul.
O parque fica na avenida Brasil com a rua Comandante Cardoso e conta com praças, teatro de arena, lagos, fonte luminosa flutuante e um amplo estacionamento, além de quadras poliesportivas e trilha ecológica em um bosque natural.
O espaço para realização de shows e festivais é bem amplo e abriga até 30 mil pessoas. Palestras e exposições acontecerão no Centro Internacional de Convenções Internacional Miguel Gomez, localizado na rua Baltazar Saldanha, próximo ao Hospital regional de Ponta Porã.