X

Jessica Aime

Com a junção de sustentabilidade e regionalismo, a estilista sul-mato-grossense, Nair Gavilan, 31 anos, acaba de lançar sua coleção outono e inverno, inspirada na maneira em que a esposa e a nora do fundador de Campo Grande confeccionavam roupas no passado: no tear.

A estilista realizou ampla pesquisa junto ao museu José Antônio e encontrou pequenos recortes do passado em que mencionavam, Maria Carolina de Oliveira e Anna Luiza, esposa e nora, respectivamente, de José Antônio Pereira, como tecelãs.

Após esboçar o que seria sua nova coleção e ser contemplada pelo Fundo da Cultura de MS, por meio da Lei Aldir Blanc, Nair mergulhou em pesquisas de indústrias têxtil do mundo todo até encontrar a matéria prima que seria o “carro chefe” da coleção: o algodão orgânico.

“Pensando, mais uma vez, em produzir de forma sustentável, pesquisei tecidos que, cientificamente, provocam menos impacto ao meio ambiente. Para isso, estudei desde o plantio deste algodão até seu tingimento. Feita a pesquisa, consegui encontrar uma fábrica que exporta a fibra, fora do país. Além disso, também me preocupei em me certificar que a fábrica segue uma linha eco sustentável, que vai desde a mão de obra até a água do tingimento, que é reutilizada”, explica a estilista.

As peças da coleção utilizam três linhas do algodão: orgânico livre de agrotóxicos, reciclado de garrafas pets e o algodão sustentável. Todos, segundo Nair, quando descartados, não degradam o meio ambiente.

Coleção
As peças da coleção outono e inverno foram criadas com um conceito básico que agrega elementos românticos, tornando assim itens que podem compor looks sofisticados para qualquer ocasião.

“Um dos elementos adicionados às peças são feitos em crochê, arte milenar que resgata e valoriza o trabalho manual feminino e, ao mesmo tempo, abre espaço para que a técnica volte a ser mais utilizada e consumida, principalmente em MS”, afirma.

Todas as peças serão totalmente exclusivas, ou seja, não terão estoque.

A estilista

Nair Gavilan Carvalho tem 31 anos, é natural de Campo Grande/MS, formada em Design de Moda pela Universidade Anhanguera-Uniderp, atua no mercado de moda há dez anos e começou a criar e costurar suas roupas desde criança. É mãe de duas meninas, trabalha com corte e costura há 13 anos e faz moda feminina o ano todo.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Saúde

SES inicia vacinação de estudantes até 15 anos em escolas da rede pública de ensino

Estarão disponíveis todas as vacinas do calendário vacinal do Ministério da Saúde

Meio Ambiente

Gestão de águas subterrâneas marca abertura do V Seminário Estadual da Água

A coletânea é assinada por diversos autores

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo