Palestra de edição patrimonial que faz parte da quinta edição do projeto. / GPHC
Na próxima sexta-feira (6), a Fundação de Cultura do Governo do Estado vai trazer a Aquidauana a palestra de educação patrimonial que faz parte da quinta edição do projeto ?Educar para Proteger?. A oficina vai acontecer das 8 às 11 horas, na E.E. Coronel José Alves Ribeiro com a presença dos coordenadores do projeto que vão realizar a avaliação 2013.
Segundo a coordenadora do projeto, a pedagoga Maria Christina Félix, a 5ª edição do projeto de educação patrimonial prioriza a diversidade musical de Mato Grosso do Sul com o apoio do Iphan-MS, de músicos e pesquisadores do tema em nosso Estado, oportunizando ações pedagógicas que poderão culminar em um ?festival estudantil?, com a integração efetiva de alunos dos cinco municípios do projeto e com a publicação da terceira cartilha de educação patrimonial do projeto.
Desenvolvido pela Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul desde 2009, o projeto Educar para Proteger busca através de ações permanentes sensibilizar e conscientizar a população sobre seu papel direto na preservação do patrimônio cultural e na efetivação de seus projetos culturais.
O Educar para Proteger realiza ações educativas, culturais e palestras em Campo Grande, Terenos, Aquidauana, Miranda e Dois Irmãos do Buriti. As atividades pedagógicas são realizadas pelas escolas participantes. No final do ano o resultado será compartilhado com a comunidade local.
?O projeto de Educação Patrimonial é um investimento do governo do Estado que surgiu com o objetivo de fortalecer o patrimônio histórico regional, aliando ações da cultura e educação, promovendo uma percepção mais aguçada, crítica e cidadã para com tudo aquilo que faz parte da sua própria história?, explica o presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros.
Serviço
As palestras do projeto Educar para Proteger em Miranda e Aquidauana são abertas ao público. Informações complementares podem ser obtidas na Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, pelos telefones 3316-9155, 3316-9164 ou pelo e-mail
mclfs@yahoo.com.br.