30 de novembro de 2021
Anuncie Aqui
Veja o edital

Governo cria programa de bolsas com incentivo à cidadania em MS

13 OUT 2021 - 12h49min
Da redação

Para incentivar o exercício da cidadania nos sul-mato-grossenses, o Governo do Estado criou o programa "Cidadania Viva", que será coordenado pela Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura (Secic). Para isto, serão concedidas bolsas aos monitores, supervisores e coordenadores da atividade.

View Energy - Novembro II - 9

A lei estadual que institui o programa foi publicada nesta quarta-feira (13) no Diário Oficial do Estado (veja o edital a partir da página 2). Entre as práticas previstas está a "Vozes Cidadãs", em que se pretende levar conhecimento para população para formação de monitores sociais que vão ajudar a dar visibilidade ao programa, por meio de informativos e realização de eventos.

Também está previsto a "Prosa Cidadã", uma promoção de rodas de conversa em comunidades, universidades e segmentos sociais. Outra ação dentro do programa é a "Pontes de Cidadania", que permitirá o uso de espaço públicos para disseminação da arte, cultura e cidadania.

Já a "Rota Cidadã" vai levar conhecimento sobre a história de MS, assim como informações sobre as comunidades indígenas, quilombolas, sítios arqueológicos, movimentos comunitários e pontos da formação da cidadania.

A gestão do programa será de competência da Secic, que poderá contar com o apoio das demais secretarias, assim como parcerias com municípios e entidades. Ele será implementado de forma gradativa nas cidades. A lei será regulamentada pelo poder executivo e secretário estadual de Cultura e Cidadania para expedir normas complementares.

Concessão de bolsas

O governo estadual concederá bolsas a monitores sociais, supervisores e coordenadores que fizerem parte do programa. Para serem bolsistas, os participantes deverão estar matriculados na rede pública ou particular de ensino, tendo 75% de frequência nas aulas.

Também precisam ser residentes em MS e não ser beneficiário de qualquer outro tipo de bolsa ou auxílio financeiro do Estado. A concessão de bolsa deve ser pelo prazo de 1 ano, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. Para preenchimento das vagas será realizado um processo seletivo.

Os valores das bolsas serão fixados posteriormente em ato do secretário estadual de Cultura e Cidadania. Para as vagas de monitor social deve ter de 16 anos a 29 anos. Para supervisor (18 a 21 anos), coordenador-regional (22 a 24 anos) e coordenador-geral (25 a 29 anos).

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Menina é estuprada por convidado durante festa na piscina

2
Policial

PRF que atirou contra homem nu em motel é encontrado morto

3
Policial

Miss Transex MS é presa por dopar e roubar clientes após "encontros"

4
Policial

Homem é perseguido e morto após atropelar criança

Informe Publicitário

Informe

Selaria União: couro e moda country você encontra aqui!

Previsão do Tempo

min21 max33

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min21 max33

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,45m
Miranda
2,42m
Paraguai
0,24m

Colunas e Blogs

Gabriel Novis Neves

Cheiro de Natal

Valdemir Gomes

Ao...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Leila Diniz ("UMA MULHER SOLAR") Marília Mendonça ("...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Telefones Úteis

Estação Rodoviaria

Rua Estevão Alves Correa, Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2158
Associações e Sindicatos

Colônia dos Pescadores Artesanal de Aquidauana-MS Z07

.: Rua Cândido Mariano, 2178 Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6652
Pousadas

Pousada das Amoras - Nhecolândia acesso pela Estrada do Taboco

Rod. MS 419, KM 95, Zona rural - CX Postal nº 39 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3245-0134/ 3245 www.pousadadasamoras.com.br
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo