X

Nesta quinta (10), músicos e dançarinos do estúdio Isa Yasmin Cia de Dança e Hana Aysha Danças Árabes, se apresentam no Norte Sul Plaza. A ação faz parte da programação do Museu Egípcio Itinerante que está em Mato Grosso do Sul pela primeira vez. A cada semana serão apresentados dois espetáculos com duração aproximada de uma hora e entrada gratuita. O objetivo é divulgar a cultura do Oriente Médio e proporcionar aos visitantes da exposição uma experiência única de encantamento e sedução do Egito Antigo.

O Museu Egípcio está instalado na Praça de Eventos, ao lado da loja Renner. Seu acervo conta com mais de 200 peças, entre elas esculturas, réplicas de artefatos sagrados do Museu do Cairo, papiros verdadeiros, bazar com peças trazidas do Oriente Médio e essências exclusivas.

Esta é a primeira de 12 apresentações que serão feitas até o final da exposição. O início está marcado para as 19h, na Praça de Eventos, ao lado do Obelisco Egípcio em frente à exposição.

Dança do Ventre

É comum atribuir a origem dessa dança aos rituais de fertilidade no Egito Antigo, embora a Egiptologia afirme que não há registros desta modalidade de dança nos papiros, já que as danças egípcias possuíam natureza acrobática. É possível que alguns dos movimentos, como as ondulações abdominais, já fossem conhecidos no Antigo Egito, com o objetivo de ensinar às mulheres os movimentos de contração do parto. Com o tempo, foi incorporada ao folclore árabe durante a invasão moura no país, na Idade Média.

A dança de ventre é praticada originalmente em diversas regiões do Oriente Médio e da Ásia Meridional. Há relatos de que sua origem seja primitiva datada entre 7000 e 5000 a.C. Os movimentos aliados a música e sinuosidade semelhante a uma serpente teriam sido registrados no Antigo Egito, Babilônia, Mesopotâmia, Índia, Pérsia e Grécia, e tinham como propósito preparar a mulher através de ritos religiosos dedicados a deusas para se tornarem mães. Com a invasão dos árabes, a dança foi propagada por todo o mundo.

Serviço

A programação completa das apresentações está disponível no site www.nortesulplaza.com.br. A entrada é gratuita e o início das apresentações está previsto para ser sempre às 19h, na Praça de Eventos.

Já o Museu Egípcio está aberto à visitação de 10h às 22h de segunda a sábado e 14h às 20h aos domingos. Os ingressos podem ser comprados na hora a preço promocional de R$10 e para grupos acima de 15 pessoas R$8.

O Norte Sul Plaza fica na Avenida Ernesto Geisel, 2.300, Jockey Clube. Mais informações pelo telefone 3044-3900 e redes sociais.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Saúde

Anvisa proíbe suplementos e energéticos com adição de ozônio

Gás não tem avaliação de segurança para uso em alimentos

Educação

IFMS Aquidauana realiza Festival de Arte e Cultura nesta sexta-feira

Evento é aberto ao público e irá apresentar as diversas formas de expressão artísticas de estudantes e comunidade

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2025 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo