19 de outubro de 2021
Anuncie Aqui
Cultura

Lobisomens, porcos amaldiçoados e serpentes de Aquidauana são personagens em livro de terror

Autor natural de Aquidauana relatou misteriosas estórias de sua infância em livro que será lançado nesta sexta-feira

10 AGO 2016 - 17h16min
Da Redação

Nascido e criado em Aquidauana, o escritor Cesar Christian Ferreira dos Santos lança na próxima sexta-feira, em Campo Grande, o livro ?Histórias ou Estórias de Terror? Contos de uma Família Aquidauanense? com relatos assustadores de criaturas que assombravam sua infância. Personagens como lobisomens, porcos amaldiçoados, bruxas e a praga das serpentes compõem o enredo do material produzido em parceria com a editora Life.

Militar do Exército Brasileiro e professor de língua portuguesa em diversos colégios de Campo Grande, Cesar formou-se na Escola de Sargentos das Armas, em Letras e Literatura pela Unigran e em Docência no Ensino Superior pela Uniasselvi, e atualmente cursa o Mestrado Acadêmico em Letras da Uems. Segundo ele, o objetivo da produção foi o de preservar as memórias do povo de seu local de origem.

 ?O objetivo do livro foi tirar essas narrativas da oralidade, para que não se percam com o passar das gerações. Esta é minha maior preocupação, preservar nossas origens?, explica Cesar.

Segundo ele, o livro é dividido em duas partes. A primeira reúne situações que teriam sido vivenciadas por seus familiares, cujas identidades foram preservadas, e a segunda parte é composta por lendas que se tornaram famosas na cidade de Aquidauana, como o lobisomem que faria aparições no bairro Guanandy, a maldição dos porcos e a praga das serpentes.

?As pessoas escrevem pouco sobre Aquidauana, pelo seu tempo de história e importância no Estado, espero que o livro ajude a elevar o nome da cidade e incentive outros autores a escreverem sobre ela?, comenta o autor.

Dentre as criaturas que figuram nos acontecimentos relatados no livro, lobisomens, assombrações, espíritos, bruxas e sacis, que metiam medo nos netos de dona Edelmira, matriarca da família de Cesar, e em crianças de todo o Brasil, especialmente do interior. ?A partir do momento que as pessoas vêm pra cidade as estórias começam a mudar, surgem as lendas urbanas, mas não podemos esquecer das tradições, de quem nós somos?, afirma Cesar. Quanto à dúvida que dá nome ao livro, o autor mantém o mistério. ?Uns acreditam, outros não, esse é o charme da obra, brincar com a superstição das pessoas?, finaliza.

Serviço

 O lançamento do livro ?Histórias ou Estórias de Terror? Contos de uma Família Aquidauanense?, do autor Cesar Christian Ferreira dos Santos, publicado pela Life Editora, será realizado nesta sexta-feira, dia 12 de agosto, às 19h30 no Fran?s Café, que fica na rua Marechal Rondon, 2453 ? Centro de Campo Grande. O livro será vendido na ocasião por R$20.

View Energy - Setembro21_09

 

Veja também

Mais Lidas

1
Entretenimento

Marcos Palmeira e José Loreto chegam para gravação de "Pantanal"

2
Entretenimento

Açaí tem gosto de terra? Pois o tamanduá decidiu tirar a dúvida por conta própria

3
Policial

Fronteira em alerta após ameaças de ataque do PCC

4
Geral

Últimas três vítimas de naufrágio em Corumbá ainda serão veladas

Informe Publicitário

Informe

IVRNET: compromisso pela melhor internet na região

Previsão do Tempo

min20 max31

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min20 max31

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

EIS QUE CHEGOU...

Valdemir Gomes

Como...

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Restaurantes

Restaurante Fogão Caipira II

Rua Estevão Alves Corrêa, 1741 - Bairro Alto Aquidauana/MS 67 99903-6077 https://www.facebook.com/fogao.caipira.547
Restaurantes

O CASARÃO

Manoel Antonio de Barros, 535 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2219
Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Panificadora Acácia

Rua Estevão Alves Corrêa, 949 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-5560
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo