01 de dezembro de 2021
Anuncie Aqui
44 anos

Mato Grosso do Sul celebra aniversário de olho em dias melhores

Após período mais difícil da história, MS conta com força do povo para se reerguer

11 OUT 2021 - 12h45min
João Marcelo Correia Sanches

Há exatos 44 anos, em plena ditadura militar, o então presidente Ernesto Geisel assinava a Lei Complementar n.º 31, que separava o grande território de Mato Grosso em dois e criava o nosso querido estado de Mato Grosso do Sul. Desde então, a data é celebrada anualmente e marca o aniversário do segundo estado mais jovem do país, atrás apenas de Tocantins.

Atlântico Super Center - 01Nov - Compra do mês - 9

A região recém-criada abrigava 55 municípios e se desenvolveu bastante nessas mais de quatro décadas. Hoje, os sul-mato-grossenses estão espalhados por 79 cidades e já somam quase 3 milhões de habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). Somos mundialmente conhecidos pelas belezas naturais da região e principalmente pela diversidade de fauna e flora do Pantanal.

(Foto: Edemir Rodrigues/Governo do Estado)

O processo até a divisão – Apesar da pouca idade, o Estado conviveu por quase um século com o desejo por independência. A primeira fase desses movimentos tinha a cidade de Corumbá como pano de fundo, em 1989. Eles foram liderados – ainda de maneira desorganizada – pelas elites de fazendeiros locais, que se opunham aos privilégios dos grandes monopólios de erva-mate e queriam fazer da Cidade Branca a capital de Mato Grosso.

Outro ponto importante neste processo de emancipação foi a criação da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB), que facilitava os negócios com São Paulo e deixavam Cuiabá cada vez mais irrelevante para o sucesso financeiro das cidades mais ao sul. Contudo, após a deposição de Getúlio Vargas, quem assumiu o país foi justamente o general cuiabano Eurico Gaspar Dutra, que reforçava a política de integração nacional e incentivava a manutenção da unidade estadual.

A causa divisionista já era considerada perdida por muitos até o golpe de 1964. A visão militarista sobre a geopolítica brasileira veio ao encontro dos interesses da oligarquia agrária e da elite pecuarista do sul de Mato Grosso, e finalmente, em 1977, a decisão de criar um novo estado foi colocada no papel. Na prática, a decisão só foi efetivada em 1º de janeiro de 1979, quando foi instalado o primeiro governo na região – de Harry Amorim Costa.

Ernesto GeiselErnesto Geisel assinando a lei complementar que criava Mato Grosso do Sul, em 1977.

Perspectivas para o século 21 – Apesar dos 44 anos de história, foi em 2020 e 2021 que Mato Grosso do Sul – e boa do mundo – passou pelo seu momento mais difícil. A pandemia de covid-19 ceifou mais de 9,5 mil vidas por todo o Estado e impôs limitações a toda a população, afetando principalmente a parcela mais vulnerável da sociedade.

Ainda assim, as esperanças da nossa gente vêm se renovando, conforme a região desponta como referência na vacinação e nas quedas nos números de contaminações pelo novo coronavírus. Hoje o Estado conta com uma estrutura agroindustrial, que inclui uma das maiores indústrias de celulose do mundo e megausinas que industrializam milho.

O governado Reinaldo Azambuja, em carta publicada à população nesta segunda-feira, destacou esta força econômica atual e a grande quantidade de empregos com carteira assinada gerados no primeiro semestre.

“Com a casa em ordem, as contas em dia e renovada capacidade de investimento, estamos transformando em realidade os ideais daqueles que, há 44 anos, sonharam construir um estado forte, moderno, solidário e mais justo”, afirmou o chefe do Executivo estadual.

(Com informações de Edmir Conceição e do portal do Governo do Estado)

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Menina é estuprada por convidado durante festa na piscina

2
Policial

PRF que atirou contra homem nu em motel é encontrado morto

3
Policial

Miss Transex MS é presa por dopar e roubar clientes após "encontros"

4
Policial

Homem é perseguido e morto após atropelar criança

Informe Publicitário

Informe

Selaria União: couro e moda country você encontra aqui!

Previsão do Tempo

min22 max36

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
min22 max36

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,53m
Miranda
2,18m
Paraguai
0,26m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

A...

Gabriel Novis Neves

Vida difícil para quem torce

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Leila Diniz ("UMA MULHER SOLAR") Marília Mendonça ("...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Auto Elétrica/Oficinas

Auto eletrica Cruzeiro

Manoel Antonio Paes de Barros, 790 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3228
Ponto de Táxi

Ponto de Táxi Nº 2

Rua Roberto Scaff, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2350
Pousadas

Pousada Carandá

Estrada da Margem Esquerda, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 321-5406 / 321- http://www.baraua.com.br/pousada_caranda.htm
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo