14 de junho de 2021
Anuncie Aqui
-->
Coronavírus

Médico e músico Paulo de Tarso morre aos 57 anos por coronavírus

Ele compôs músicas importantes para a cultura regional, como 'Roda de Tereré'

2 JAN 2021 - 17h00min
Redação

Em 10 de dezembro de 2020, Dr. Paulo de Tarso Stein Ribeiro, médico formado pela UNOESTE, filho de Campo Grande, casado com a também médica Dra. Tania Cristina Nassar Ribeiro, fez seu último registro nas redes sociais: “Acabei de receber um resultado positivo para COVID 19. Peço aos amigos que orem por mim e por minha esposa, que também está com teste positivo. Vamos de cabeça erguida, encarar mais essa batalha. Deus não nos dá uma cruz maior que a nossa capacidade de carrega-la. Sei também que ninguém ficará para semente”. Na manhã deste sábado, 02, por volta das 12 horas, Dra. Tania mandou um recado para amigos e familiares: “Paulo faleceu”.

Campanha Atlântico Super Center - Segunda-feira_(14 de Junho)_02

Deste médico, apreciador de um bom churrasco, da música sertaneja de raiz – especialmente o chamamé – há muito pra se dizer. De seu amor pela música, por exemplo, nasceram alguns clássicos da música regional de Mato Grosso do Sul como “Ciúme Bobo”, que chegou a primeiro lugar nas paradas de sucesso,  “Orgulho sul-matogrossense”, incluído no projeto do centenário de Campo Grande,  e “Roda de Tereré”, que foi trilha de reportagem do Fantástico sobre esse hábito pantaneiro. Neste segmento, tinha entre os amigos Michel Teló, Almir Sater, Tostão e Guaraní, Marlon e Gerson. 

Com a esposa, Dra. Tania, construiu uma história digna dos bons filmes de romance. “O conheci quando tinha 15 anos e desde então nunca mais fiz nada sem ele”, diz ela. Da relação, que inclui capítulos em vários cenários, como na pequenina Bandeirantes, MS, onde o pai, militar, já falecido, é lembrado pelo pioneirismo, nasceram três filhos. Na medicina atuou, além de Mato Grosso do Sul, em Mato Grosso, na cidade interiorana de Comodoro  e São Paulo, em Itanhaém.

Homem de fé, chegou a ser presbítero na Igreja Presbiteriana do Brasil antes de deixar o país para uma das etapas de estudos. Costumava colocar Deus em tudo o que fazia. Ao pressentir que o estado de saúde caminhava para um estágio difícil, reagia com a postura comum a todos que acreditam que a realidade do aqui e do agora é passageira. E que existe uma realidade melhor, a ser vivenciada, quando as lutas por aqui cessarem, sem as dores e os limites que nos acompanham. 

Deixa os filhos Miriam, que segue seus passos, cursando medicina,  Paulo e Walter. A mãe, Dona Naida Stein Ribeiro, de tradicional família douradense, foi uma de suas grandes referências das virtudes próprias dos que têm em Cristo a maior referência para a vida e para a morte. Sim, pois na perspectiva do apóstolo Paulo, é o último inimigo terreno a ser vencido pelos viventes. Dr. Paulo, médico, esposo, pai, bom filho, grande amigo, poeta, compositor, musico,  chamamezeiro, amigo raro, que Goethe colocaria na dimensão das pessoas  imprescindíveis,  não venceu a batalha contra a Covid na realidade do aqui e do agora, mas venceu uma batalha maior, de triunfar sobre a morte numa dimensão mais elevada.

Em nota publicada nas redes sociais, o filho Paulo Germiniano relata que seu pai lutou até suas últimas forças e que tudo o que a Medicina poderia ter feito, foi realizado. "Mas nós servimos a um Deus soberano, e entendemos que todas as coisas tem seu tempo determinado para acontecer, e se essa foi a vontade de Deus, nós aceiramos e agradecemos pelo privilégio de ter tido um homem maravilhoso como ele em nossas vidas", diz o texto.

Em Aquidauana e Anastácio

Como amante do Pantanal, Dr. Paulo de Tarso costumava visitar a região. Algumas vezes, com a esposa, Dra. Tânia, deixou Campo Grande para comer peixe em Anastácio outras para tirar fotos de suas paisagens, como numa viagem, registrando as fazendas do trecho que demanda a Rio Negro.

 Nos tempos de pastorado do Reverendo Vivaldo da Silva Melo, na Igreja Presbiteriana de Aquidauana, participou de algumas atividades. Num dos Retiros de Carnaval, no Pulador, em Anastácio, com coordenação da tradicional e história Igreja da Pandiá Calógeras, animou os participantes, num momento recreacional, com suas músicas.

 
 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Morre Clodoaldo Rodrigues Lino, vítima de Covid-19

2
Geral

Morre de Covid-19, o servidor da prefeitura, Nivaldo Gabriel Rosa, o Torrão 

3
Geral

Aposta de Mato Grosso do Sul acerta a quina e ganha R$ 130 mil

4
Saúde

Com 43 municípios em risco extremo, hoje começa a valer nova classificação do Prosseguir

Informe Publicitário

Informe

Selenita Semijoias tem o presente perfeito e sorteio de Dia dos Namorados

Previsão do Tempo

min16 max30

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min16 max30

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,05m
Miranda
1,88m
Paraguai
1,49m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

AUTOESTIMA: FORTIFICÁ-LA!

Valdemir Gomes

Em...

Rosildo Barcellos

A Retomada de Corumbá

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Nei Pires Borges - Ortopedista

Rua 7 de Setembro, 486 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2062
Bancos

Banco do Brasil

Rua Manoel Antônio Paes de Barros, 535 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3606 www,bb,com.br
Escolas Estaduais

Escola Estadual Professor Antônio Salústio Areias

Rua 13 de Junho, 2005, Alto - 79200-000 Aquidauana/MS Aquidauana/MS (67) 3241-4711
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo