25 de novembro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Música

Natural de Rochedinho, músico lança single nas plataformas digitais para homenagear cunhado

Artista já tocou ao lado de figuras importantes da música sul-mato-grossense

1 SET 2020 - 17h47min
Assessoria
O acordeonista Altamiro Martins acaba de completar 73 anos e 60 deles dedicado à música. Filho de sul-matogrossenses, o músico cresceu em volta dos bailes promovidos pela família que gostava de organizar serenatas e arrasta-pés com os amigos, na festiva Rochedinho (MS) dos anos 40 e 50.
 
“Foi no quintal de casa que eu e meus irmãos aprendemos a tocar a sanfona e o violão. Sempre fomos estimulados pelos nossos pais. Naquela época, era comum esse tipo de confraternização nas residências. A gente tocava e o povo saia feliz, cantando e dançando”, recorda Altamiro.
 
Em seis décadas como músico, o artista já tocou ao lado de figuras importantes da música sul-mato-grossense como Dino Rocha, Aurélio Miranda e Luan Santana, com quem mantem uma relação de proximidade pela amizade com a família do artista.
 
“Dino foi uma grande influência para mim. Tocamos juntos muitas vezes e construímos uma bela amizade. Foi uma experiência enriquecedora. Gostei também de tocar com o Luan que desde muito jovem, já demostrava muito talento e percepção musical”.
 
Sobre carreira, o musico faz ponderações e confessa que nunca se acostumou aos palcos porque tem gosto pela coisa mais intimista como as rodas de polcas e chamamés, qual divide os momentos fraternos da música com os amigos e a família.
Mas a respeito das gravações, Altamiro revela que é ambicioso e adianta que tem projeto para lançar todo seu acervo autoral até o fim de 2022.
 
“A primeira vez que entrei em um estúdio percebi que poderia deixar todo meu repertório registrado para meus filhos e netos. Tenho 80 composições gravadas. Em 2012, divulguei meu primeiro CD autoral com apenas 11 faixas e agora quero dar sequência no restante”, explica.
 
A ideia de lançar gradativamente seu trabalho autoral começa na próxima sexta-feira, quando o compositor disponibiliza nas plataformas streaming como Deezer, Spotfy e Youtube uma canção inédita que ganhou uma roupagem diferenciada com os violões de Sandro Haick (Dominguinhos, Fábio Jr e Fafá de Belém) e o bom gosto na mixagem de Guilherme Cruz (Almir Sater e Filho dos Livres).
 
 A canção escolhida para inaugurar essa nova fase do músico foi “Valsa Daquela Noite”, um tema que Altamiro define como singular na sua obra porque foi composto para celebrar o casamento da irmã e do cunhado, em 1971.
 
“Há 49 anos compus essa melodia para festejar os noivos. Agora a canção tem outro significado: meu cunhado sofre de uma doença degenerativa e essa valsa têm a simbologia de homenageá-lo. Nessa época de pandemia, acho que a música tem esse poder, de amenizar nossas dores e resgatar sentimentos muitas vezes adormecidos”, explica Altamiro.
 
O compositor revela que as redes sociais e a internet ainda são universo desconhecido para ele, mas que ficou entusiasmado com o apoio da família para a publicação da música nas plataformas.
 
“Nunca soube mexer direito com esse negócio de rede. Sou um músico analógico. Tive a ajuda do meu sobrinho que também produziu a música e fiquei muito feliz ao perceber a expectativa da minha família para ouvir meu trabalho nas plataformas. São outros tempos, outros conceitos”, finaliza.
 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Massagista confessa que matou, esquartejou e ateou fogo no corpo de chargista

2
Política

Corpo do ex-deputado Roberto Orro chega a Aquidauana

3
Aquidauana

Richard Rasmussen vem conhecer pessoalmente a Selaria Pioneira

4
Aquidauana

Ex-deputado Roberto Orro é sepultado no cemitério de Aquidauana

Vídeos

Vídeo de princípio de incêndio na Gruta de Piraputanga viraliza

Carga de carvão tomba e cai de carreta no trevo da BR-262, em Anastácio

Acidente entre carro e caminhonete mata homem carbonizado

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min24 max38

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min24 max38

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,59m
Miranda
4,06m
Palmeiras
1,81m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"MAS..."

Mariana Thomé

Saneamento básico: um privilégio ou uma realidade dis...

Valdemir Gomes

Na...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Restaurantes

Restaurante Amarelinho

Praça das Nações, 138 - 79210-000 Anastácio/MS (67) 3245 1093
Transportes

TONINHO

Rua Antonio Campelo, 1953 Bairro Serraria - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 6777 / 99
Empréstimos

Empéstimo Banco Matone

Rua Manoel Antônio Paes de Barros, 606 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3852 / 990
Ver Mais
Fale com a redação