16 de setembro de 2021
Anuncie Aqui
Capital

Prédio do Memorial da Cultura recebe luzes especiais no mês dedicado às mulheres negras

28 JUL 2021 - 08h20min
Assessoria

Desde a segunda-feira, 26, o prédio do Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho está iluminado com as cores preta, amarela, verde, azul e vermelha, que são da bandeira africana. A iluminação especial fica até esta quarta-feira, 28, em alusão a Campanha Julho das Pretas e ao Dia Estadual das Mulheres Negras.

Oral Sin - Independência - Setembro_21 - 02

O vermelho representa o sangue da luta do povo negro, o verde as matas, o azul o céu, o amarelo o ouro/riquezas e a preta a cor da pele. Neste contexto, a iluminação do prédio vem carregada de simbolismo e, em especial, respeito.

O Governo de Mato Grosso do Sul instituiu o Dia Estadual das Mulheres Negras, por meio da lei nº 5.254, de 17 de setembro de 2018 e, desde então, a Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial (SubsRacial) promove a Campanha Julho das Pretas. A agenda deste ano precisou ser adaptada por conta da pandemia de coronavírus e boa parte da programação contempla lives, além de seminário e rodas de conversa.

O Julho das Pretas é uma estratégia para a ampliação e efetivação dos direitos, que coloca em evidência o debate estrutural de gênero, raça/etnia e classe e ecoa as vozes das mulheres negras em todo o Brasil. Foi instituído a partir de uma agenda conjunta com o movimento de mulheres negras internacionalmente.

Uma estratégia para a ampliação e efetivação dos direitos, que coloca em evidência o debate estrutural de gênero, raça/etnia e classe e ecoa as vozes das mulheres negras em todo o Brasil. Foi instituído a partir de uma agenda conjunta com o movimento de mulheres negras internacionalmente. 

No dia 29 de julho, a partir das 15h, acontece uma roda de conversa, com transmissão ao vivo pelo facebook do Governo do Estado, para apresentação das ações realizadas em julho e ainda presença de convidados que debaterão sobre várias temáticas que envolvem a população de mulheres negras como violência doméstica, atendimento à saúde, empreendedorismo.

 História 

O dia 25 de julho se estabelece como Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, durante o I Encontro de Mulheres Afro Latino-Americanas e Afro-caribenhas, que aconteceu em Santo Domingo, na República Dominicana em 1992, com a participação de setenta países, do qual transcorreram-se duas decisões: 1° A criação da Rede de Mulheres Afro latino-americanas e Afro-caribenha; 2° Definição do 25 de julho como Dia da Mulher Negra latino-americana e Caribenha. 

No Brasil a Lei nº 12.987, de 02 de julho de 2014, instituiu o dia 25 de julho como Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Tereza de Benguela foi uma importante líder quilombola, após a morte de seu companheiro José Piolho, tornou-se a rainha do quilombo de Quariterê, onde habitavam negros e indígenas, localizado no Vale do Guaporé (MT), entre 1750 e 1770. 

No âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul, o Dia Estadual das Mulheres Negras foi instituído pela lei nº 5.254, de 17 de setembro de 2018. 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Antes de roubarem aviões, criminosos se divertem em rio e até vão à "zona"

2
Turismo

Com maior "barrigão", sucuri impressiona ao digerir animal nas águas de Bonito

3
Anastácio

Após perder o freio, caminhão bate e destrói frente de carro

4
Geral

Acidente com quadriciclo mobiliza ação do Corpo de Bombeiros

Informe Publicitário

Informe

De loja nova, Soffi Cosméticos vai dar um up na sua beleza

Previsão do Tempo

min21 max36

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min21 max36

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Até...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

ENTARDECERES

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Transportes

Viação ANDORINHA

Rua Estevão Alves Corrêa, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2158/241 1
Médicos

Aldemir Fernandes Filho - Clinico Geral

Rua Manuel Antonio Paes de Barros, 606 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2630
Telefones Úteis

IBGE

Rua Nelson Felicio dos Santos, 205 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3408
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo