28 de outubro de 2021
Anuncie Aqui
Cultura

Programação da ?Homenagem ao Poeta Manoel de Barros no Centenário de seu Nascimento? será lançada na 10ª Primavera de Museus

Em celebração aos 100 anos do nascimento do poeta, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação e da Fundação de Cultura, realiza o projeto ?Homenagem ao Poeta Manoel de Barros no

18 SET 2016 - 08h00min
Assessoria de Comunicação da FCMS
O lançamento da programação desta homenagem acontece em 20 de setembro, no Museu de Arte Contemporânea (MARCO), às 19h, durante a abertura oficial da Primavera dos Museus. Será lançado também o Concurso ?Desenho verbal da imagem - Centenário do Poeta Manoel de Barros?. Destinado a estudantes do ensino médio, da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul, a iniciativa pretende revelar o pensamento, a sensibilidade e a criatividade dos jovens sul-mato-grossenses a partir da poesia ?O menino que carregava água na Peneira?, de Manoel de Barros.
 
A presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Andréa Freire, enfatiza que durante cem dias haverá uma série de atividades para crianças, jovens e adultos envolvendo várias linguagens artísticas. ?A melhor forma de comemorar é aproximar a sociedade da sua obra que tanto orgulha todos nós, sul-mato-grossenses?.
 
A 10ª Primavera dos Museus
 
A ?10ª Primavera dos Museus" deste ano terá o tema ?Museus, Memória e Economia da Cultura?. Como de costume, a edição 2016 da Primavera dos Museus acontece no início da estação homônima, quando museus brasileiros são convidados pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) a desenvolver uma programação especial em torno do tema sugerido, chamando a comunidade a refletir, discutir e trocar experiências sobre ele.
O tema escolhido para este ano destaca o importante papel social desempenhado pelos museus na promoção de trocas simbólicas, culturais, de saberes e de experiências, assim como sua contribuição para a dinamização da cadeia produtiva da cultura de modo sustentável. ?Essa é uma atividade muito importante para o nosso Estado. Os museus são espaços para o compartilhamento de experiência e a Primavera dos Museus tem a função de consagrar esse espaço de integração entre o passado, o presente e a construção do futuro?, ressaltou o secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Renato Roscoe.
 
Os objetivos da Primavera dos Museus são promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros; aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade. Os resultados já obtidos com eventos anteriores são o aumento médio de 18% ao ano da participação dos museus desde a primeira edição e o aumento de 21% ao ano no número de eventos cadastrados.
 
A 1ª Primavera dos Museus ocorreu em 2007, com 300 museus inscritos e 874 eventos. Em 2014, sua 8ª edição contou com a participação de 761 museus e 2.436 atividades.
 
Em Mato Grosso do Sul participam 55 instituições museológicas de 25 municípios, entre eles Amambaí, Aquidauana, Bela vista, Caarapó, Campo Grande, Corumbá, Coxim e Dourados. A abertura oficial acontece em Campo Grande no dia 20 de setembro, próxima terça-feira, às 19 horas, no Museu de Arte Contemporânea, com a exibição do vídeo ?Cultura e Museus nas cidades criativas?, da economista Ana Carla Fonseca; o lançamento da programação em "Homenagem ao poeta Manoel de Barros no centenário de seu nascimento?; o lançamento do Edital ?Desenho Verbal da Imagem?, a apresentação Poética "O retrato do artista quando coisa", do Grupo Teatral Casa e apresentação de Danças Urbanas com a coreografia "Terra de Ninguém", do Armazém 67.
 

View Energy - Outubro_II_9
 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Policia Penal frustra plano de fuga em massa no presídio de Aquidauana

2
Anastácio

Após dois dias sumida de casa, mãe retorna para a família em Anastácio

3
Cultura

Em Marília, Anastadance reafirma posição de destaque no cenário nacional

4
Geral

Confira as oportunidades da Casa do Trabalhador de Aquidauana

Informe Publicitário

Informe

Hospital Ruralista: recursos fizeram saúde "bater forte"

Previsão do Tempo

min23 max35

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min23 max35

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

As...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

EIS QUE CHEGOU...

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Dentistas

Claudio C. T. França e Halessandra J. C. França

Rua Augusto Mascarenhas, 574 Centro - 79200000 Aquidauana/MS (67) 3241-1729 /8402
Escolas Estaduais

Escola Estadual Marly Russo

Rua Marli Russo, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 4202
Óticas

Óptica View - Lentes de Contato

Rua João Leite Ribeiro, 291 Centro - 79210-000 Anastácio/MS (67) 3245-2923
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo