X
Cultura

Seminário do Sistema Estadual de Museus discute integração e modernização

Ciclo de palestras será na próxima terça-feira. Atividades acontecem em dois museus de Campo Grande.

Museu de Arte Pantaneira 'Manoel Antônio Paes de Barros', em Aquidauana / Arquivo O Pantaneiro

A FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) realiza na próxima terça-feira (29) o ciclo de palestras do 1º Seminário do Sistema Estadual de Museus, evento que discute ideias e novas ações voltadas para as entidades museológicas do Estado. As atividades acontecem ao longo do dia no Museu da Imagem e do Som e no Museu das Culturas Dom Bosco, ambos na Capital.
De acordo com o coordenador do Sistema Estadual de Museus de Mato Grosso do Sul, o historiador Carlos Alberto Versoza, o objetivo do Seminário vai além da integração entre os diversos museus existentes em nosso Estado. Segundo ele, o encontro pretende atualizar as informações pertinentes sobre a modernização das unidades, difundir informações respectivas a captação de recursos por meio de editais e também promover momentos para debates e exposição de ideais de vanguarda sobre a formação dos museus em Mato Grosso do Sul.
A atualização e modernização das unidades passa diretamente pelo enquadramento preconizado pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) e que será discutido no Seminário: casas que guardam e apresentam sonhos, sentimentos, pensamentos; intuições que ganham corpo através de imagens, cores, sons e formas; pontes, portas e janelas que ligam e desligam mundos, tempos, culturas e pessoas diferentes.
Considerados no passado santuários discretos e locais somente de exposição, atualmente os museus têm sua importância assegurada na função educativa correspondente a democratização do saber. Conforme a Comissão Internacional para a Museologia da Unesco, as entidades têm por fim agrupar, conservar, estudar e expor para fins educativos, exame de estudo, e de prazer, coleções de bens culturais ou naturais.
Sistema Estadual de Museus
Criado por meio do decreto nº 12.687, de 30 de dezembro de 2008, pelo governador André Puccinelli, o Siem-MS (Sistema Estadual de Museus de Mato Grosso do Sul) foi um dos pioneiros no país.
Visa a sistematização e implementação de políticas de integração e de incentivo aos museus de todo o Estado, e principalmente a promoção da interação entre os museus, as instituições afins e profissionais ligados ao setor, visando o constante aperfeiçoamento da utilização de recursos materiais e culturais.
Mato Grosso do Sul possui, atualmente, 60 instituições ativas inscritas no Cadastro Nacional de Museus em 24 municípios e atendidas pelo Sistema Estadual de Museus.
Confira a programação do 1º Seminário do Sistema Estadual de Museus:
Museu da Imagem e do Som
8 horas ? Abertura
8h15 ? Palestra: Captação de recursos por meio de editais / Assessoria de Projetos FCMS
8h45 - Modernização e Plano Educativo do Museu da Imagem e do Som
9h35 ? Intervalo
9h50 ? Palestra: Museu Universitário e de Pesquisa / ProfªDrª Emília Mariko Kashimoto (MUARQ/UFMS)
10h20 - Visita monitorada ? MUARQ
11h30 ? Almoço
Museu das Culturas Dom Bosco
13h30 ? Palestra: Museu Indígena Etnográfico / Carla Fabiana Costa Calarge (graduada em Comunicação Social (UCDB) e Ciências Sociais (UFMS) e mestranda em Antropologia).
14 horas - Visita monitorada ? Museu das Culturas Dom Bosco
15h30 - Encerramento e entrega de certificados

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Economia

ANS limita a 6,06% reajuste de planos individuais e familiares

Estimativa é de que 8,6 milhões de beneficiários sejam impactados

Segurança

Polícia Federal assumirá controle sobre atividades de CACs a partir de julho

O registro de pessoas físicas e jurídicas para o exercício das atividades de colecionamento, tiro desportivo e caça excepcional é uma das atribuições que passam à PF

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2025 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo