A Prefeitura de Dois Irmãos do Buriti inaugurou a sala da Cidadania Digital nesta quinta-feira (19). O espaço é destinado ao atendimento de pequenos produtores rurais e suas demandas na área agrícola. A instalação do escritório é fruto do acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura e o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). Sala foi inaugurada pelo prefeito Edilsom Manguinha.
O secretário de Agricultura, Vilson França, destacou a importância da ação para melhorar e facilitar a vida dos agricultores familiares. “A criação desse espaço é um desejo concretizado do prefeito Edilsom, em estabelecer estratégias que fomentem e ajudem no desenvolvimento dos pequenos agricultores e criadores", afirmou o secretário.
A Sala da Cidadania Digital funcionará na sede da Secretaria de Agricultura, e consiste em um ambiente virtual para monitorar uma série de serviços de interesse do agricultor familiar, especialmente os assentados pelo Incra. Entre os serviços disponibilizados estão a renegociação de dívidas do Programa Nacional de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Pronaf), emissões da Certidão de Assentado e Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e certidões para fins de aposentadoria.
Além de atender virtualmente os assentados da reforma agrária, a Sala da Cidadania Digital vai operar também em ambiente físico, na prestação de informações sobre processos relacionados à reforma agrária, entre outros serviços acessados através do portal do governo federal. É uma forma de facilitar a interação entre os produtores e o governo federal, com o objetivo de resolver pendências que se arrastam sem qualquer resolução efetiva.
Para a execução dos trabalhos, a Secretaria de Agricultura disponibilizou funcionários para fazer um treinamento através do Incra. Dessa forma, será possível oferecer atenção especial aos agricultores.
“Através desta parceria com a Prefeitura, iniciamos um importante e diferente serviço em favor do agricultor rural, pois será prestado um atendimento qualificado à clientela do Incra, em suas necessidades documentais e de orientação”, afirmou o superintendente do Incra, Antônio de Castro Vieira (BADU).
(com informações do Buriti News)