12 de abril de 2021
Anuncie Aqui
-->
Dois Irmãos do Buriti

Em Dois Irmãos, grande festa marca os 40 anos da Coeso

Evento contou com a presença de mais de 400 pessoas entre colaboradores, cooperados e representantes políticos

22 OUT 2019 - 11h33min
Mariana Oliveira

Mais de 400 pessoas participaram da festa de 40 anos da Cooperativa de energização e desenvolvimento rural do sudoeste sul-mato-grossense, Coeso. O evento foi realizado no sábado, dia 19, no Salão Paroquial de Dois Irmãos do Buriti.

Aos 90 anos, Tsuneyoshi  Sassaya, um dos idealizadores dessa cooperativa, explica que a  ideia surgiu porque naquela época não havia energia elétrica no campo. Os agricultores, camponeses, as pessoas que morava na zona rural só tinha luz com lamparina, não havia energia elétrica. Os estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerias estavam bem adiantados que nós. Eu Fazia parte do Conselho de Desenvolvimento de Dois Irmãos do Buriti e tinha muita necessidade que essa energia elétrica chegasse ao campo,” relembra.

Mesmo o governo naquela época alegando que o Estado não havia recurso, o grupo, que tinham cerca de 50 pessoas, não desistiu do sonho. “Conseguimos criar a cooperativa em 2 de abril de 1978. Começamos a trabalhar para trazer essa energia para produtor rural. E graças a Deus cresceu,  cumpriu seus objetivos  e chegamos aos 40 anos ”, comemora.

Milton da Costa, primeiro presidente da cooperativa, conta como foram os desafios  iniciais. “Naquela época não havia ainda a cidade de Dois Irmãos do Buriti, havia a colônia japonesa Cascavel. O município foi criado, ganhou este nome e cresceu junto com a Coeso.  Fizemos diversas reuniões, falamos com o governador e chegamos até Brasília para conquistar nosso objetivo”.

Presidente e gerente geral da Coeso, Edson Matos e Sebastião Aparecido com familiares e colaboradores da Coeso

Representante na Assembleia da região, o deputado estadual Felipe Orro, falou da competência e da credibilidade da Coeso. “É uma cooperativa que dá muito orgulho a nossa região e se fortalece cada vez mais dando um bom atendimento, tendo um quadro de funcionários capacitados que atende de forma eficiente o pequeno, o médio e o grande produtor rural”.

Já o prefeito de Dois Irmãos do Buriti, Edilson Zandona de Souza, aponta que a cooperativa contribui não só para o seu município, mas para outras regiões do Estado.

“Coeso é uma empresa sólida, coerente, confiável não só aqui em Dois Irmãos do Buriti,em Aquidauana, Anastácio, Dois Irmãos do Buriti, Aquidauana, Sidrolândia  e Terenos”.

Citando a cooperativa como uma gestão de sucesso, o  prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro, lembra o desenvolvimento econômico que ela leva ao seu município.

“A Coeso  é mais um caso de cooperativa que deu certo aos seus associados. É uma das maiores do interior do Estado de Mato Grosso do Sul e que gera muito emprego na minha cidade, além de prestar  um excelente serviço não só aos cooperados, mas ao município também.

O Atual presidente da Coeso, Edson Matos relembra da sua caminhada e fala dos novos desafios. “Nada acontece por acaso. Eu participo da Coeso desde 2002. Venho trabalhando para melhorar ainda mais o atendimento dos nossos cooperados, sempre focando na capacitação dos nossos colaboradores, melhorar os equipamentos . E os desafios para o futuro é a  energia limpa. Que nossos cooperados possam ter maior rentabilidade e menor custo nas energia , além da renovação da frota”.

História

A falta de energia elétrica na zona rural fez com que cerca de cinquenta e quatro pessoas físicas se organizassem a fim de lutar pelo desenvolvimento no campo. O bloco contavacom um grupo de sessenta e cinco famílias de japoneses (moradoras da colônia cascavel, hoje município de Dois Irmãos do Buriti), que já possuíam certa organização, através de uma associação denominada associação nipo.

Na época as distâncias das redes de energia eram enormes e não havia nenhum interesse da concessionária em levar energia ao meio rural, em função do alto custo de construção e pela perspectiva de um retorno lento do investimento. Para tanto essas pessoas criaram a coeso, que tinha como objetivo eletrificar o maior número possível de propriedades rurais.

A COESO – Cooperativa de energização e desenvolvimento rural do sudoeste sul-mato-grossense, foi fundada no dia 02 de abril de de 1978.

 

 
 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

PMA captura três animais silvestres na área urbana de Aquidauana e Anastácio

2
Aquidauana

Jovem de 24 anos é preso pelo furto de duas motos e um carro em Aquidauana

3
Policial

Homem mata professora na frente do filho em Sidrolândia e foge levando o carro da vítima

4
Aquidauana

Amigos organizam rifa para tratamento do menino de 11 anos com câncer cerebral

Vídeos

Vídeo: Casal furta televisões de loja no centro da capital, em plena luz do dia

Apoiadores de Bolsonaro saem às ruas pedindo não ao Lockdown e sim à Intervenção Militar

Estreia Curta Metragem A Paixão de Cristo

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max34

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min22 max34

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,18m
Miranda
2,97m
Paraguai
1,82m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

A...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: EXÉQUIAS

Raquel Anderson

A gente vai morrer!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Farmácias e Drogarias

Drogaria Progresso

Rua João Leite Ribeiro, 345 c Centro - 79210-000 Anastácio/MS (67) 3245-0643
Pousadas

Fazenda Pantanal

Nhecolândia, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-8312 / 998 www.fazendapantanal.com.br
Agências de Viagem e Operadoras

LukaTour

Rua Manoel Antonio Paes de Barros, 552 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 1440 (fax)
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo