X

Economia

Inflação de janeiro fica em 0,42%, pressionada pela alta dos alimentos

IPCA acumula 4,51% em 12 meses

Compartilhe:

A-

A+

A inflação oficial no mês de janeiro ficou em 0,42% por cento, puxada principalmente pela alta no preço dos alimentos. Esse patamar fica abaixo do 0,56% apurado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no mês anterior, dezembro.

Em 12 meses, o índice soma 4,51%. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em janeiro, o grupo alimentação e bebidas, que tem maior peso na cesta de consumo das famílias (21,12%), subiu 1,38%. Isso significa um peso de 0,29 ponto percentual (p.p.) no IPCA do mês. É a maior alta de alimentação e bebidas para o mês desde 2016, quando o grupo alcançou elevação de 2,28%.

O IBGE explica que fatores climáticos foram os principais motivos que causaram o aumento no preço dos alimentos no começo de 2024.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Casa do Trabalhador de Aquidauana oferece 23 vagas de emprego nesta quarta

OPORTUNIDADES

Casa do Trabalhador de Aquidauana oferece 23 vagas de emprego nesta quarta

Oportunidades contemplam vagas locais e regionais; atendimento ocorre das 07h às 13h

Escola Cândido Mariano lamenta morte da professora Ana Azevedo

Nota de pesar

Escola Cândido Mariano lamenta morte da professora Ana Azevedo

Educadora e influenciadora digital de 34 anos morreu na noite de terça-feira, após semanas de internação; Escola Professor Antônio Salústio Areias também publicou homenagem

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo