X

Economia

Juros do cartão de crédito rotativo sobem em maio

Cheque especial e consignado tiveram queda

Compartilhe:

A-

A+

O Banco Central divulgou nesta sexta-feira (27) as novas Estatísticas Monetárias e de Crédito, que mostram aumento nos juros do cartão de crédito rotativo em maio, enquanto as taxas do cheque especial e do crédito consignado caíram.

Segundo o levantamento, os juros do cartão de crédito rotativo chegaram a 449,9% ao ano em maio. O número representa uma alta de 5,7 pontos percentuais em relação a abril, quando a taxa estava em 444,2% ao ano.

Esse tipo de cobrança acontece quando o cliente não paga o valor total da fatura do cartão até a data de vencimento. O saldo devedor entra no chamado "rotativo", uma das formas de crédito mais caras do mercado.

Cheque especial em queda

Ao contrário do cartão, os juros do cheque especial caíram no mês. Em maio, a taxa ficou em 134,7% ao ano, enquanto em abril estava em 137,4%, uma redução de 2,7 pontos percentuais.

Crédito consignado segue mais barato

Já o crédito consignado, que tem desconto direto em folha de pagamento, também apresentou leve queda. A taxa média em maio foi de 26,5% ao ano, 0,4 ponto percentual abaixo do registrado em abril.

Entre os diferentes públicos que usam esse tipo de empréstimo, os juros variam:

Servidores públicos: taxa de 24,8% ao ano

Trabalhadores da iniciativa privada: taxa bem mais alta, de 55,6% ao ano

Aposentados e pensionistas do INSS: juros de 24,3% ao ano

Essas variações ocorrem por causa do risco de inadimplência — quanto maior a estabilidade do emprego, menor a taxa de juros aplicada.

Fale com O Pantaneiro: Sua Voz na Notícia!  

Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!  

Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!  

Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:  

Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:

Instagram - @jornalopantaneiro

Facebook - @opantaneiro

YouTube - @TVOPantaneiro

WhatsApp - 67 99856-0000

TikTok - @opantaneiro_oficial

O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Aquidauana e Anastácio voltam às urnas após alta abstenção no 1º turno

Eleições 2026

Aquidauana e Anastácio voltam às urnas após alta abstenção no 1º turno

Mais de 15,4 mil eleitores não compareceram nas duas cidades em 04 de outubro; segundo turno será neste domingo, das 07h às 16h em MS

Projeto amplia reciclagem de vidro e reforça ações ambientais em Bonito

Meio ambiente

Projeto amplia reciclagem de vidro e reforça ações ambientais em Bonito

Material será reaproveitado por indústria em São Paulo; iniciativa atende estabelecimentos comerciais e turísticos

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo