22 de setembro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Economia

Como a economia compartilhada ajuda os atuais negócios

29 MAI 2020 - 15h29min
da redação

Talvez você esteja ouvindo falar pela primeira vez em “economia compartilhada”, porém é bem provável que, mesmo sem saber, já usufruiu dela ou, quem sabe, trabalha em um modelo de negócio baseado nela. 

Para melhor situar você nesse assunto, a gente pode dizer que a economia compartilhada, também chamada de economia colaborativa, é um conceito onde é incentivado o compartilhamento de produtos e serviços.

Ou seja, de acordo com os preceitos desse modelo, o principal objetivo não é adquirir o produto ou serviço, mas sim alugá-los ou compartilhá-los por um determinado período de tempo.

Um exemplo disso é o bem sucedido Airbnb, que é uma empresa que atua no segmento de hospedagem e turismo colaborativo. Como assim? Simples, ela conecta anfitriões e viajantes por meio de uma plataforma de hospedagem. 

Nessa plataforma os anfitriões podem disponibilizar espaços para os turistas se hospedarem. Sendo assim eles podem disponibilizar casas, apartamentos e até habitações inusitadas, tais como iglus e trailers.

A economia compartilhada auxiliando os negócios

A economia compartilhada possui um aspecto de ajuda mútua muito forte. O site Catarse, nesse caso, é outro exemplo de iniciativa baseada nesse modelo de economia.

Por meio dele vários empresários, artistas e profissionais das mais variadas áreas podem ter os seus projetos financiados por pessoas interessadas neles. Ou seja, o Catarse traz o bom e velho conceito da “vaquinha” para o mundo online.

Falando em online, uma das características fundamentais da economia colaborativa é a presença digital. A internet é um meio onde a interação e a troca de informações e produtos são constantes. Isso auxilia na disseminação desse tipo de economia. 

Por essa razão, é fundamental que o empreendedor com intenções de abrir um negócio baseado em economia colaborativa tenha um site, bem como um registro de domínio, assegurando com isso credibilidade e profissionalismo.

Assim como a hospedagem de sites, o domínio é um recurso essencial para a criação de qualquer negócio na internet, pois é um dos principais atributos de uma identidade de marca

As vantagens de investir em uma iniciativa baseada na economia compartilhada são várias, ainda mais em tempos de crise econômica. Por isso, vamos ver a seguir alguns benefícios que esse modelo oferece para os negócios. 

Novas possibilidades de lucros

Quando você aluga o seu apartamento para hospedar turistas, ou usa o seu próprio automóvel para transportar passageiros, bem como encontrar uma forma de gerar renda utilizando a internet, tudo isso fortalece a economia e auxilia na diminuição dos gastos das pessoas.

Além disso, tais iniciativas também são benéficas para o empreendedor, pois resulta em uma fonte de renda a mais, mesmo para aqueles que já possuem uma renda principal. 

Mais sustentabilidade

A economia compartilhada permite que produtos sejam reciclados e reutilizados até os seus ciclos de vida completos. Isso diminui os desperdícios e os impactos ao meio ambiente. 

Além disso, permite a idealização de novos negócios que são voltados para os benefícios do meio ambiente. Um exemplo disso pode ser uma pequena empresa que produz cadernos, brinquedos ou outros utensílios baseados em materiais reciclados.

Promove o sentimento de comunidade

As trocas de produtos e serviços, ainda que sejam realizadas por meio online, auxiliam a construir um senso de confiança em uma comunidade. Isso permite que os integrantes fortaleçam os seus laços de ajuda mútua.

Mais acesso para recursos

Os pequenos negócios podem conseguir acesso a capital para investimento por meio de financiamento coletivo, um exemplo disso é o já citado site Catarse. 

Inclusive, por meio dessas iniciativas é possível realizar campanhas de solidariedade para arrecadar dinheiro a pessoas necessitadas, por exemplo.

Melhora a qualidade dos produtos e serviços

Outro aspecto benéfico da economia compartilhada para os negócios é a melhora crescente na qualidade de produtos e serviços oferecidos. Isso ocorre graças às avaliações dos usuários.

Vale salientar ainda que empresas que atuam nesse mercado também necessitam assegurar um elevado nível de qualidade para se manterem em evidência.

Alta disseminação de informação

Se você tem um negócio baseado em algum conceito da economia compartilhada, não é difícil divulgá-lo. 

Hoje em dia, na era das redes sociais e dos vários canais online, você pode atrair um grande número de pessoas interessadas nos seus serviços.

Exemplos de negócios de economia compartilhada

São vários os segmentos que são beneficiados por esse tipo de modelo econômico. Só para citar alguns deles, é possível mencionar o de transporte, de moradia, viagens e alimentação. Veja!

DogHero

Eis aí um negócio voltado para o cuidado com os animais. Por meio dele o usuário deixa o seu pet aos cuidados de tutores que gostam da companhia dos bichinhos. 

Além disso, o DogHero também proporciona serviços de passeios realizados por “dog walkers” profissionais.

BlaBlaCar

Você está precisando de carona? Pois então, foi com essa ideia que surgiu essa iniciativa. Ele conecta motoristas e viajantes de qualquer lugar do Brasil.

O aplicativo possibilita que os passageiros reservem lugares online com motoristas confiáveis, pagando uma ajuda de custo bastante em conta se comparado com as passagens de ônibus.

Serviçaria

Na Serviçaria o usuário pode encontrar prestadores de serviços de forma fácil e gratuita. Entre os profissionais buscados estão:

  • Encanadores
  • Eletricistas
  • Professores particulares
  • Dog walkers
  • Cuidadores

A plataforma possui mais de 180 categorias de serviços onde prestadores e usuário podem criar anúncios de forma grátis e sem limites. 

Há espaço para todos na economia compartilhada

Economia compartilhada é isso: uma forma de tornar acessível vários tipos de serviços e produtos para muitas pessoas.

Portanto, com criatividade e procurando os nichos certos, esse conceito baseado na colaboração e compartilhamento pode ser uma boa oportunidade de negócios.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Adolescente estupra prima de 6 anos e a deixa em matagal

2
Saúde

Em dois dias, Aquidauana registra 36 novos casos de Covid-19 e um óbito

3
Geral

Chuva rápida dá um alívio nos combates aos incêndios no Pantanal

4
Policial

Em Rio Verde, prefeito é preso após chegar armado em manifestação

Vídeos

Incêndio de grandes proporções consumiu atacadista, em Campo Grande

Em mais um acidente na MS-450, bombeiros resgatam vítima das ferragens

Onça-parda é flagrada 'passeando' por bairro e assusta moradores

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min16 max30

Aquidauana

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
min16 max30

Anastácio

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
1,83m
Paraguai
1,01m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Ao...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"A MENSAGEM É CLARA..."

Flavia Rohdt

Aldravia #Pantanal em Chamas

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Eletroeletrônicos, Móveis e Utensílios Domésticos

Casa Paratodos

Rua Marechal Mallet, 534 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3058
Hospitais/Postos de Saúde

Posto de Saúde Familiar Vila 40 (PSF - V. 40)

Rua B, 07 Vila 40 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241- 5713
Óticas

Ótica e Relojoaria Eska

Rua Sete de Setembro, 634 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4385
Ver Mais
Fale com a redação