De hoje até o Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo de agosto, o comércio em Mato Grosso do Sul deve movimentar R$ 162,9 milhões com presentes. Em média, os filhos devem gastar R$ 128. Os dados foram divulgados ontem (29) pela pesquisa do instituto de Pesquisas da Fecomércio (IPF-MS).
A pesquisa revela ainda que a preferência é pelo pagamento à vista, por quase 55% dos compradores, seguido 28% do cartão de crédito, 11% do cartão da loja e quase 2% deverão pagar utilizando cheque.
Desenvolvida em parceria com a Fundação Manoel de Barros e Universidade Anhanguera-Uniderp, o estudo mostra que o volume de compras é 13,7% maior que o de 2012 e, descontando a inflação, o crescimento real é de 8%.
A pesquisa foi feita em 13 cidades do Estado: Aparecida do Taboado, Aquidauana, Anastácio, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Dourados, Ladário, Naviraí, Paranaíba, Ponta Porã, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas. Entre os dias 11 e 20 de julho foram ouvidas 2.042 pessoas e o intervalo de confiança é de 95%