X
Economia

Dia sem imposto alerta consumidor sobre alta carga tributária

Impostos são responsáveis por 53% do valor da gasolina, em média, no país

Consumidores formam filas para abastecer sem pagar impostos. / Divulgação

Os impostos são responsáveis por boa parte do preço de tudo que consumimos. Para se ter uma ideia o custo do litro de gasolina é mais barato que a tributação. Os impostos são responsáveis por 53% do valor do produto, em média, no país. Para chamar a atenção dos consumidores para a diferença que os tributos implicam no preço final dos produtos, a Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), através da Associação de Jovens Empreendedores e Empresários de Mato Grosso do Sul (AJE-MS), realiza no próximo sábado, 25 de maio, o Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte e da Liberdade de Impostos.

A ação, que já faz parte do calendário nacional, pretende mostrar a alta carga tributária paga pelo consumidor no Brasil, utilizando como exemplo o caso da gasolina, no qual os tributos, chegam a mais da metade do valor de cada litro do combustível. Por isso, no dia 25 de maio, postos de combustíveis participantes da campanha vão comercializar produtos sem os impostos.

De acordo com o presidente da AJE-MS, Dendry Rios, este ano a campanha será mais eficiente, pois além de divulgar os tributos que o consumidor paga sobre cada litro da gasolina, eles vão buscar parcerias junto a Secretaria de Fazenda do Governo do Estado, para saber onde esses recursos são aplicados. ?Hoje temos uma tradição de dizer que a população e os empresários estão pagando muitos impostos, quando na verdade não é somente isso, pois nos preocupamos muitas vezes em cobrar apenas a redução desses impostos e esquecemos de fiscalizar a aplicabilidade desses impostos arrecadados?, diz.

A campanha este ano não quer apenas conscientizar a população, mas também as entidades de classe para que invistam na criação de um fórum de discussão sobre a carga tributária aplicada em território sul-mato-grossense. ?Após a campanha do dia 25 de maio, vamos convidar todas as entidades de classe e buscar apoio para iniciarmos uma ampla discussão sobre a carga tributária e o mais importante, criar um costume de cobrar o poder público para que nos informe onde são aplicados esses recursos?, finaliza Dendry Rios.

Tributos

Estudo concluído no dia 4 de março de 2013, pelo IBPT, indica que a carga tributária brasileira em 2012 chegou a 36,27% do PIB. De acordo com a entidade, o baixo PIB registrado no ano passado e a alta arrecadação tributária ocasionaram o aumento da carga tributária, superando inclusive o índice de 2011, que foi de 36,02%. O levantamento do IBPT foi feito a partir dos dados do PIB brasileiro divulgados pelo IBGE.

A data de 25 de maio marca o período em que os brasileiros trabalham no ano apenas para pagar os tributos e impostos, ou seja, de 1º de janeiro a 25 de maio foram todos para quitar a tributação brasileira.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Campo Grande

Defensoria consegue anular contrato firmado por mulher com depressão grave

O contrato foi celebrado após a mulher ser induzida por um suposto namorado

Esporte

Botafogo mostra que ainda podemos com os europeus

Alvinegro faz 1x0 no PSG em torneio marcado pelo equilíbrio

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2025 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo