X
Economia

Gigantes do petróleo estão fora do leilão do primeiro lote do pré-sal

A Agência Nacional do Petróleo anunciou nesta quinta-feira (19) as 11 empresas que vão participar do leilão de Libra, o primeiro do pré-sal.

11 empresas vão participar do primeiro leilão do pré-sal / Shutterstock

A Agência Nacional do Petróleo anunciou nesta quinta-feira (19) as 11 empresas que vão participar do leilão de Libra, o primeiro do pré-sal. A área fica na Bacia de Santos e é a que tem a maior reserva. Mas quatro das maiores companhias internacionais do setor estão fora - desistiram de concorrer.
A área de Libra fica na Bacia de Santos, a 183 quilômetros do litoral do estado do Rio. A produção de petróleo estimada pode chegar a 10 bilhões de barris, o equivalente a dois terços de todas as reservas de petróleo já descobertas no Brasil.
Nesta quinta (18) a Agência Nacional do Petróleo divulgou a lista das empresas que querem participar do leilão de Libra. Das 30 companhias que a ANP esperava reunir, apenas 11 confirmaram interesse.
São elas: CNOOC International Limited, China National Petroleum Corporation, Ecopetrol, Mitsui & CO, ONGC Videsh, Petrogal, Petrobras, Petronas, Repsol Sinopec Brasil, Shell e Total.
A maioria das empresas é asiática. De acordo com a ANP, seis são estatais e cinco, privadas.
Na lista não aparecem algumas gigantes do setor de petróleo como as americanas Exxon, a maior companhia de energia do mundo, e a Chevron, e as britânicas BP e BG, que desistiram da concorrência.
Para o diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura, o excesso de regulação do governo no setor inibe a participação da iniciativa privada.
?Eu acho que todo leilão tem que ter muita empresa para ser um leilão vitorioso, então a ausência de três gigantes petroleiras é muito ruim para o resultado do leilão. Tira a competição e a Petrobrás acaba tendo que arcar. A Petrobrás que já está com problemas de caixa complicado, está com dificuldade de financiamento, vai ter que arcar com mais essa responsabilidade?, afirma Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura.
Segundo a diretora-geral da ANP, as empresas inscritas estão entre as mais importantes do mundo. ?Menos companhias vão participar, mas das 11 empresas que manifestaram interesse, sete delas estão listadas entre as 12 maiores empresas de petróleo do mundo, o que eu tenho certeza que garante um bom nível de competição?, ressalta Magda Chambriard, diretor-geral da ANP.
A ExxonMobil declarou que decidiu não participar do leilão depois de uma extensa avaliação. Mas que continua em busca de novas oportunidades de negócios no Brasil.
A Chevron e a BG não explicaram por que não quiseram participar da concorrência, mas também afirmaram que vão continuar investindo no Brasil. A BP não quis se pronunciar.
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que o governo está satisfeito com a qualidade das empresas que se habilitaram ao leilão de Libra, que está marcado para 21 de outubro.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Saúde

MS continua em alerta com alta de hospitalizações por síndromes respiratórias

Além do MS, Acre, Tocantins, Espírito Santo e o Distrito Federal também registram situação semelhante

Eventos

Mais uma atração confirmada: Banda Alzira's se apresenta no Encontro de Relíquias

Banda é reconhecida por misturar rock nacional, pop e sucessos dançantes

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2025 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo