X
Economia

Governo articula diálogo com Trump para reverter tarifa sobre produtos brasileiros

Ministro Fernando Haddad afirma que encontro entre Lula e presidente dos EUA está sendo preparado com cautela

Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (29), em Brasília, que está em andamento uma articulação para viabilizar uma conversa direta entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump sobre as tarifas impostas pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros. Segundo Haddad, o diálogo entre os dois países segue ativo, mas o contato entre os chefes de Estado exige uma preparação cuidadosa.

“É papel nosso, dos ministros, azeitar os canais para que a conversa, quando ocorrer, seja a mais dignificante e edificante possível”, afirmou Haddad, destacando a atuação conjunta com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que está nos EUA, e o vice-presidente Geraldo Alckmin, que tem mantido diálogos com o setor produtivo e autoridades americanas.

No último dia 9 de julho, o presidente dos EUA enviou uma carta a Lula anunciando a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto. Como resposta, um grupo de oito senadores brasileiros está em Washington tentando abrir canais de diálogo com congressistas norte-americanos.

Apesar da proximidade da data, Haddad disse que já há sinais de “interesse” e “sensibilidade” por parte dos EUA. “Alguns empresários estão relatando maior abertura. Não sei se vai dar tempo até dia 1º, mas as negociações continuarão mesmo com as tarifas em vigor”, pontuou o ministro.

Haddad também destacou o esforço do vice-presidente Geraldo Alckmin nas conversas com o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick. “Ontem mesmo houve a terceira e mais longa conversa entre eles”, revelou.

Além da frente diplomática, o governo brasileiro já elaborou um plano de contingenciamento para mitigar os impactos do tarifaço. O documento, que está nas mãos do presidente Lula, foi construído com a participação dos ministérios da Fazenda, Desenvolvimento, Relações Exteriores e Casa Civil.

Segundo Haddad, o plano apresenta diferentes cenários, incluindo a criação de um programa de manutenção do emprego, semelhante ao adotado durante a pandemia. “Cabe ao presidente decidir a escala, o montante e a oportunidade de aplicação”, explicou.

“O Brasil vai cuidar das suas empresas e trabalhadores, sem abandonar a busca por diálogo, racionalidade e respeito mútuo”, concluiu o ministro.

Fale com O Pantaneiro: Sua Voz na Notícia!

Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!

Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!

Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:

Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:

Instagram - @jornalopantaneiro

Facebook - @opantaneiro

YouTube - @TVOPantaneiro

WhatsApp - 67 99856-0000

TikTok - @opantaneiro_oficial

O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Trânsito

Ponte da Rua Monte Castelo é interditada em Bonito

Travessia que liga a Vila Jaraguá ao centro está fechada por tempo indeterminado

Evento

Feira da Estação é cancelada devido à previsão chuva em Aquidauana

Evento seria realizado nesta quinta-feira (13), mas nova data será divulgada

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2025 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo