29 de outubro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Economia

Indústria de MS mantém otimismo para o próximo semestre, aponta Radar da Fiems

Melhores índices foram apresentados pela exportação e pela demanda por produtos industrializados

4 JUN 2013 - 13h20min
redação / Aníbal Placêncio
A indústria estadual mantém o otimismo para os próximos seis meses, com boas expectativas em relação à exportação e à demanda por produtos industrializados, à compra de matérias-primas e à contratação de empregados. É que aponta a sondagem realizada pelo Radar Industrial da Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), em abril, junto às empresas sul-mato-grossenses.
 
As melhores marcas dos indicadores dos industriais do Estado foram registradas para a exportação e a demanda de industrializados, com índices de 72,9 pontos e 57,9 pontos, respectivamente. Logo em seguida aparecem a compra de matérias-primas e a contratação de empregados, com índices de 55,6 pontos e 53,4 pontos, respectivamente.

?Os quatro casos apresentaram indicadores acima dos 50 pontos, o que significa a ocorrência de expectativas positivas para os próximos seis meses deste ano em todo o setor industrial de Mato Grosso do Sul?, traz a avaliação do Radar da Fiems. Em Mato Grosso do Sul, a produção industrial permanece em ritmo moderado, mesmo com o índice apresentando ligeira evolução, quando comparado ao levantamento anterior.
 
A elevação ocorrida nesse indicador sinaliza que o aumento da produção começa a se disseminar entre os diferentes segmentos industriais respondentes da pesquisa, mesmo que essa condição ainda não prevaleça para todo o conjunto. Já o nível de utilização da capacidade instalada continuou abaixo do que é tido como habitual, embora esse indicador também tenha apresentado evolução, quando comparado ao último levantamento. Por fim, vale ressaltar que foi constatado o mesmo desempenho para a pesquisa nacional.
 
ICEI/MS
 
Além disso, o ICEI/MS (Índice de Confiança do Empresário Industrial em Mato Grosso do Sul) alcançou, em maio, o equivalente a 60,1 pontos. O destaque no Estado ficou por conta da confiança dos empresários industriais em relação ao comportamento esperado para as economias brasileira, sul-mato-grossense e das condições de desempenho da própria empresa, que apresentaram índices equivalentes a 60,7, 62,8 e 66,8 pontos, respectivamente.
 
Em maio, para 15% dos respondentes as condições atuais da economia brasileira melhoraram, enquanto no caso da economia estadual, na mesma comparação, a melhora foi apontada por 17,5% dos participantes. Por fim, com relação à própria empresa, as condições atuais estão melhores para 27,5% dos respondentes, enquanto 47,5%, 60% e 50% disseram que não houve alteração nas atuais condições da economia brasileira, estadual e no desempenho da própria empresa, respectivamente.
 
Para os próximos seis meses, 47,5% dos respondentes demonstram confiança em relação à economia brasileira, enquanto, no caso da economia estadual, na mesma comparação, os que disseram estar confiantes alcançaram a marca de 52,5%. Com relação ao desempenho da própria empresa, considerando os próximos seis meses, 62,5% dos respondentes se mostraram confiantes, sendo que 35%, 35% e 27,5% disseram que, no mesmo período, não deve haver alterações em relação, respectivamente, à economia brasileira, estadual e no desempenho da própria empresa,.
 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

PMA sai para capturar gambá e acaba salvando vida jovem na ponte do rio Aquidauana

2
Saúde

Criança de 5 anos morre e é vítima mais jovem do coronavírus em MS

3
Policial

Homem é assassinado em fazenda de Jardim e PM apreende armas no local

4
Policial

Paciente com HIV ameaça "jogar sangue" para contaminar funcionários de hospital

Vídeos

Incêndio de grandes proporções consumiu atacadista, em Campo Grande

Em mais um acidente na MS-450, bombeiros resgatam vítima das ferragens

Onça-parda é flagrada 'passeando' por bairro e assusta moradores

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max28

Aquidauana

Tempo severo,com chuva forte e trovoada de manhã, à tarde e à noite.
min22 max28

Anastácio

Tempo severo,com chuva forte e trovoada de manhã, à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,80m
Miranda
1,84m
Paraguai
(-) 24

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

A...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"TODA A PARTE"

Rosildo Barcellos

Furacão na Botocúndia

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Rotatória Conveniência

Av. Pantaneta, 420 Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6271
Escolas Particulares

Escola Irene Cicalise

Rua Cândido Mariano, 374 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3390
Bancos

Banco do Brasil

Rua Manoel Antônio Paes de Barros, 535 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 - 3606 / 3 www,bb,com.br
Ver Mais
Fale com a redação