24 de outubro de 2021
Anuncie Aqui
Economia

Interesse por crédito sobe em setembro, aponta Fecomercio

29 SET 2016 - 20h00min
Governo Federal
O interesse dos consumidores em assumir compromissos com financiamento aumentou em setembro. É o que indicou uma pesquisa feita pela Fecomercio com 2,2 mil pessoas em São Paulo. 
 
De acordo com a entidade, esse comportamento reflete uma expectativa mais otimista em relação ao futuro da economia, mesmo diante do alto índice de desemprego e da instabilidade na oferta de crédito.
 
?Quase 10% dos consumidores paulistanos estão dispostos a tomar crédito, bem próximos dos 10,2% da média histórica?, destaca a nota da entidade, divulgada nesta quarta-feira (28).
 
A constatação se deu por meio do Índice de Intenção de Financiamento, um dos indicadores que compõem a Pesquisa de Risco e Intenção de Endividamento (PRIE), que aumentou 24,9% no mês, passando de 15,3 pontos em agosto para 19,1 em setembro. Na comparação com setembro do ano passado, houve ligeira elevação, de 0,1%.
 
No componente Índice de Segurança de Crédito, que avalia a capacidade de pagamento de dívidas, foi verificada retração de 3,1% em relação a agosto e o indicador ficou em 81,7 pontos em setembro. Em relação ao mesmo mês do ano passado, a queda foi ainda mais expressiva (-4,9%).
 
Na análise da Fecomercio, o Índice de Intenção de Financiamento tende a permanecer em níveis baixos nos próximos meses, mas com elevação em relação ao final de 2015 e início deste ano, ?sinalizando uma percepção mais otimista da economia?. De acordo com a federação, a oferta de crédito de longo prazo está praticamente estagnada, o que simboliza uma ?paralisia do mercado imobiliário?, onde os consumidores costumam usar esses financiamentos.
 
Investimentos
 
O levantamento também apurou que, em setembro, 60,2% das famílias tinham na poupança o principal destino dos seus recursos. O número é 4,1 pontos percentuais menor que o verificado em agosto e também menor do que em setembro do ano passado (69,3%).
 
?Apesar de ainda ser a favorita, a poupança perdeu espaço ao longo dos últimos meses tanto para a renda fixa quanto para a previdência privada, diante de juros nominais de 14,25% e do envelhecimento da população?, avaliou a Fecomércio.
 
De acordo com a entidade, a proporção de aplicadores em renda fixa cresceu 3,6 pontos percentuais (de 17,7% para 21,3%) em setembro. No mesmo mês de 2015 a taxa era de 17,5%.
 
Já sobre os investimentos em ações, a Fecomercio avaliou que essa opção pode se fortalecer nos próximos meses, como efeito de uma melhora na economia e também diante dos preços mais baixos dos papéis após um período de desvalorização dos negócios.
 
Na nota técnica divulgada com os resultados da pesquisa, a federação também prevê a possibilidade de queda dos juros básicos, o que poderia trazer de volta os aplicadores em cadernetas de poupança e os investidores no mercado de capitais.

Delivery Amorim_11
 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Sem mexer as pernas, Manoel do Bar da Praça pede "por orações"

2
Entretenimento

Dira Paes aprende passos de "Mercedita" e já ganha "título" de MS

3
Bodoquena

No município de Bodoquena, até chuva forte de granizo já "aterrissou" em MS

4
Entretenimento

Jovem cria pintinho de estimação e internet "explode" em fofura

Informe Publicitário

Informe

Comtel é a única empresa de MS em evento internacional

Previsão do Tempo

min22 max33

Aquidauana

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
min22 max33

Anastácio

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Nas...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

EIS QUE CHEGOU...

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Hotéis

Hotel Portal Pantaneiro

Rua Pandiá Calógeras, 1067 Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4329 www.portalpantaneirohotel.com.br
Médicos

Nei Pires Borges - Ortopedista

Rua 7 de Setembro, 486 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2062
Pousadas

Pousada das Amoras - Nhecolândia acesso pela Estrada do Taboco

Rod. MS 419, KM 95, Zona rural - CX Postal nº 39 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3245-0134/ 3245 www.pousadadasamoras.com.br
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo