Em relação ao PIB, porém, valor de R$ 277,9 bi representaria recuo
Tânia Rego
Os investimentos em infraestrutura no Brasil devem chegar a R$ 277,9 bilhões em 2025, segundo estimativa divulgada nesta sexta-feira (13) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O valor representa um crescimento de 4,2% em relação ao total investido no ano passado.
Apesar do aumento nominal, a participação desses investimentos em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) deve sofrer leve recuo: de 2,27% em 2024 para 2,21% neste ano, conforme projeções da CNI.
O analista da CNI Ramon Cunha destacou que o país ainda investe pouco no setor. “Em algumas áreas, o investimento é insuficiente até para cobrir a depreciação dos ativos. Isso se reflete em estradas mal conservadas, fornecimento instável de energia, falhas nos serviços de telecomunicação, além da precariedade no saneamento básico”, afirmou.
A expectativa é de que os setores com maior avanço nos aportes sejam o de saneamento básico e o de transportes. A iniciativa privada deve responder por 72,2% dos investimentos, mantendo a predominância observada desde 2019.
Para a CNI, superar as deficiências da infraestrutura é essencial para que o Brasil se torne mais competitivo no cenário global. O estudo divulgado pela entidade destaca obstáculos como entraves regulatórios, lentidão no licenciamento ambiental e a insuficiência dos investimentos públicos.
Entre as recomendações da CNI estão: transformar os investimentos em infraestrutura em política de Estado, aprimorar a governança dos projetos, aumentar os aportes públicos com responsabilidade e focar em projetos de maior retorno social.
A entidade também defende critérios mais rigorosos para a escolha de projetos públicos e parcerias público-privadas, maior segurança jurídica para atrair o capital privado, melhor regulação do setor, maior participação do mercado de capitais e fortalecimento do papel do BNDES como estruturador de projetos sustentáveis.
Por fim, a CNI propõe a expansão gradual dos investimentos em infraestrutura até que se atinja um patamar mínimo de 4% do PIB, considerado adequado para o desenvolvimento sustentável do país.
Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!
Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!
Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:
Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:
Instagram - @jornalopantaneiro
O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!
Economia
Ministério Público pede de suspensão do CNU 2025 por falhas nas cotas
Ministério Público firma TAC para recuperação de área em Bodoquena
Governador Riedel discute obras estratégicas de infraestrutura com o Ministério dos Transportes
Incêndios
Brigadas, produtores e comunidades mostraram a força da atuação local no combate às queimadas
Social
A primeira ocorreu em maio, com 435 documentos emitidos
Voltar ao topo