X
Economia

Mais estados aderem à paralisação dos Correios

Funcionários de estados de AL, BA, CE, GO, MT, PR e SC decidiram aderir. Correios oferecem reajuste de 8% nos salários; alguns sindicatos aceitam.

No Paraná, cerca de mil trabalhadores adediram a greve nesta quarta-feira / Divulgação / Sinticom

De acordo com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect), a greve dos correios teve a adesão de 29 sindicatos ligados à entidade nesta quarta-feira (18).
Em assembleias realizadas entre a noite de terça e a madrugada desta quarta-feira, estados como Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina decidiram pela adesão ao movimento. Já alguns dos sindicatos que não fazem parte da Fentect, como os de São Paulo capital, de Bauru e dos estados do Rio de Janeiro e de Rondônia decidiram pelo fim das paralisações na sexta-feira.
A greve teve início com paralisações parciais na quinta-feira passada, quando funcionários de cinco estados ? São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia e Tocantins ? anunciaram que cruzariam os braços. Na sexta-feira, foi a vez de Paraíba e Pernambuco pararem suas atividades.
Segundo a Fentect, a categoria pede 15% de aumento real, mais reposição da inflação entre agosto de 2012 e julho deste ano (7,13%), reposição das perdas salariais desde o plano real (algo em torno de 20%), entre outras reivindicações. Os Correios oferecem 8% de aumento nos salários e reajustes nos benefícios.
Alagoas
Em Alagoas, uma assembleia realizada na noite desta terça-feira chegou à decisão pela greve. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores na Empresa de Correios e Telégrafos em Alagoas (Sintect-AL), cerca de 90% dos funcionários que realizam atividades operacionais, como entregas, aderiram à greve.
Bahia
Na Bahia, a votação que decidiu pela greve reuniu centenas de trabalhadores na Praça Inglaterra, em Salvador. Além da adesão à greve, funcionários também agendaram um protesto para esta quarta-feira em frente ao edifício central dos Correios na Bahia. Sindicalistas devem fazer apitaço e campanha de conscientização dos trabalhadores.
Ceará
De acordo com o secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos e Similiares (Sintect-CE), Luís Santiago, a categoria no Ceará estava em estado de greve desde o dia 5. ?As negociações não avançaram, então, optamos por aderir à greve?, disse.
Goiás
Em Goiás, onde a adesão à greve também ocorreu nesta terça-feira, os trabalhadores querem melhor estrutura de trabalho, além do reajuste salarial. ?Falta manutenção das motocicletas, das bicicletas e dos carros. Muitos prédios não comportam a demanda e estão sucateados?, afirma o secretário do sindicato, Eliseu Pereira.
Mato Grosso
Funcionários de cinco agências dos Correios de Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana da capital, aderiram nesta quarta-feira à greve nacional da categoria, segundo o secretário geral do sindicato, Sílvio Bueno. A greve dos funcionários foi deliberada durante uma assembleia, na noite dessa terça-feira
Minas Gerais
Segundo a instituição, 3% do efetivo do estado aderiram à paralisação. Parte dos funcionários de Governador Valadares, Ipatinga, Betim, Contagem, Divinópolis, Montes Claros e Belo Horizonte paralisou. A entrega de encomendas e correspondências, por enquanto, é feita por meio de um plano de contingência.
Segundo Danyelle Santana, representante do sindicato dos Trabalhadores dos Correios de Minas Gerais, uma assembleia vai ser realizada e outros funcionários devem aderir ao movimento.
Paraná
No Paraná, a decisão por entrar em greve por tempo indeterminado ocorreu em assembleia realizada na madrugada desta quarta-feira, quando trabalhadores recusaram a proposta de 8% de reajuste salarial oferecida pela empresa. Funcionários demandam um reajuste de 15%, além de outros benefícios.
Santa Catarina
A adesão à greve em Santa Catarina ocorreu com base em assembleias realizadas em Florianópolis, Blumenau, Chapecó e Joinville. Somente em Santa Catarina, são cerca de 4,3 mil funcionários, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores na Empresa de Correios e Telégrafos e Similares de Santa Catarina (Sintect-SC).
Baixada Santista
Também houve decisão por aderir à greve na Baixada Santista, no litoral de São Paulo. Assembleia realizada nesta terça-feira decidiu, por unanimidade, que os funcionários cruzariam os braços a partir da meia-noite. No total, são 1.200 trabalhadores ? entre carteiros, operadores de triagem, motoristas e funcionários do setor administrativo ? que devem aderir à paralisação.
Correios
Os Correios estão adotando uma série de ações preventivas para garantir a prestação de serviços. Entre as ações estão a realização de horas extras, mutirões para entrega nos fins de semana, deslocamento de empregados entre as unidades e contratações temporárias.
A empresa destaca, ainda, que está em processo de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho 2013/2014 com as entidades sindicais ?e continuam abertos ao diálogo, não havendo, portanto, justificativa para paralisação?.
A proposta dos Correios contempla reajuste de 8% nos salários (reposição integral da inflação do período, de 6,27%, mais ganho real de mais de 1,7%), manutenção de todos os benefícios com reposição da inflação integral do período (6,27%), vale-extra no valor de R$ 650,65, a ser creditado em dezembro, vale-cultura dentro das regras de adesão ao programa implementado pelo Governo Federal.
Segundo os Correios, a proposta foi aceita por 5 sindicatos (SP, RJ, RO, RN e Bauru-SP) e quatro deles já assinaram acordo.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Suspeito é preso por tráfico de drogas no centro de Corumbá

Homem já havia sido detido no início do mês transportando mais de 10 kg de skunk

Segurança

Polícia Federal assumirá controle sobre atividades de CACs a partir de julho

O registro de pessoas físicas e jurídicas para o exercício das atividades de colecionamento, tiro desportivo e caça excepcional é uma das atribuições que passam à PF

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2025 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo