26 de outubro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Economia

Mais estados aderem à paralisação dos Correios

Funcionários de estados de AL, BA, CE, GO, MT, PR e SC decidiram aderir. Correios oferecem reajuste de 8% nos salários; alguns sindicatos aceitam.

18 SET 2013 - 11h20min
G1
De acordo com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect), a greve dos correios teve a adesão de 29 sindicatos ligados à entidade nesta quarta-feira (18).
 
Em assembleias realizadas entre a noite de terça e a madrugada desta quarta-feira, estados como Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina decidiram pela adesão ao movimento. Já alguns dos sindicatos que não fazem parte da Fentect, como os de São Paulo capital, de Bauru e dos estados do Rio de Janeiro e de Rondônia decidiram pelo fim das paralisações na sexta-feira.
 
A greve teve início com paralisações parciais na quinta-feira passada, quando funcionários de cinco estados ? São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia e Tocantins ? anunciaram que cruzariam os braços. Na sexta-feira, foi a vez de Paraíba e Pernambuco pararem suas atividades.
 
Segundo a Fentect, a categoria pede 15% de aumento real, mais reposição da inflação entre agosto de 2012 e julho deste ano (7,13%), reposição das perdas salariais desde o plano real (algo em torno de 20%), entre outras reivindicações. Os Correios oferecem 8% de aumento nos salários e reajustes nos benefícios.
 
Alagoas
Em Alagoas, uma assembleia realizada na noite desta terça-feira chegou à decisão pela greve. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores na Empresa de Correios e Telégrafos em Alagoas (Sintect-AL), cerca de 90% dos funcionários que realizam atividades operacionais, como entregas, aderiram à greve.
 
Bahia
Na Bahia, a votação que decidiu pela greve reuniu centenas de trabalhadores na Praça Inglaterra, em Salvador. Além da adesão à greve, funcionários também agendaram um protesto para esta quarta-feira em frente ao edifício central dos Correios na Bahia. Sindicalistas devem fazer apitaço e campanha de conscientização dos trabalhadores.
 
Ceará
De acordo com o secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos e Similiares (Sintect-CE), Luís Santiago, a categoria no Ceará estava em estado de greve desde o dia 5. ?As negociações não avançaram, então, optamos por aderir à greve?, disse.
 
Goiás
Em Goiás, onde a adesão à greve também ocorreu nesta terça-feira, os trabalhadores querem melhor estrutura de trabalho, além do reajuste salarial. ?Falta manutenção das motocicletas, das bicicletas e dos carros. Muitos prédios não comportam a demanda e estão sucateados?, afirma o secretário do sindicato, Eliseu Pereira.
 
Mato Grosso
Funcionários de cinco agências dos Correios de Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana da capital, aderiram nesta quarta-feira à greve nacional da categoria, segundo o secretário geral do sindicato, Sílvio Bueno. A greve dos funcionários foi deliberada durante uma assembleia, na noite dessa terça-feira
 
Minas Gerais
Segundo a instituição, 3% do efetivo do estado aderiram à paralisação. Parte dos funcionários de Governador Valadares, Ipatinga, Betim, Contagem, Divinópolis, Montes Claros e Belo Horizonte paralisou. A entrega de encomendas e correspondências, por enquanto, é feita por meio de um plano de contingência.
 
Segundo Danyelle Santana, representante do sindicato dos Trabalhadores dos Correios de Minas Gerais, uma assembleia vai ser realizada e outros funcionários devem aderir ao movimento.
 
Paraná
No Paraná, a decisão por entrar em greve por tempo indeterminado ocorreu em assembleia realizada na madrugada desta quarta-feira, quando trabalhadores recusaram a proposta de 8% de reajuste salarial oferecida pela empresa. Funcionários demandam um reajuste de 15%, além de outros benefícios.
 
Santa Catarina
A adesão à greve em Santa Catarina ocorreu com base em assembleias realizadas em Florianópolis, Blumenau, Chapecó e Joinville. Somente em Santa Catarina, são cerca de 4,3 mil funcionários, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores na Empresa de Correios e Telégrafos e Similares de Santa Catarina (Sintect-SC).
 
Baixada Santista
 
Também houve decisão por aderir à greve na Baixada Santista, no litoral de São Paulo. Assembleia realizada nesta terça-feira decidiu, por unanimidade, que os funcionários cruzariam os braços a partir da meia-noite. No total, são 1.200 trabalhadores ? entre carteiros, operadores de triagem, motoristas e funcionários do setor administrativo ? que devem aderir à paralisação.
 
Correios
Os Correios estão adotando uma série de ações preventivas para garantir a prestação de serviços. Entre as ações estão a realização de horas extras, mutirões para entrega nos fins de semana, deslocamento de empregados entre as unidades e contratações temporárias.
 
A empresa destaca, ainda, que está em processo de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho 2013/2014 com as entidades sindicais ?e continuam abertos ao diálogo, não havendo, portanto, justificativa para paralisação?.
 
A proposta dos Correios contempla reajuste de 8% nos salários (reposição integral da inflação do período, de 6,27%, mais ganho real de mais de 1,7%), manutenção de todos os benefícios com reposição da inflação integral do período (6,27%), vale-extra no valor de R$ 650,65, a ser creditado em dezembro, vale-cultura dentro das regras de adesão ao programa implementado pelo Governo Federal.
 
Segundo os Correios, a proposta foi aceita por 5 sindicatos (SP, RJ, RO, RN e Bauru-SP) e quatro deles já assinaram acordo.
 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Empresário de Aquidauana, mulher e filho morrem em colisão com carreta na BR-262

2
Aquidauana

Aos 18 anos, Aquidauanense estreia carreira no hip-hop com lançamento de clipe

3
Policial

Condutor cai em córrego e é executado com cinco tiros, em Campo Grande

4
Geral

"Emoção inexplicável": Guia fisga pintado de 1,72 metro no Rio Dourados, em Fátima do Sul

Vídeos

Incêndio de grandes proporções consumiu atacadista, em Campo Grande

Em mais um acidente na MS-450, bombeiros resgatam vítima das ferragens

Onça-parda é flagrada 'passeando' por bairro e assusta moradores

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min24 max34

Aquidauana

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
min24 max34

Anastácio

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,05m
Miranda
1,84m
Paraguai
(-) 32

Colunas e Blogs

Mariana Thomé

Saúde e segurança do empregado na pandemia: quais med...

Valdemir Gomes

Voltamos...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"INSTANTÂNEO DE UMA SENHORA"

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Farmácias e Drogarias

Drogaria da Duque

Rua Duque de Caxias, 1925 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3340
Casas de Shows

Chácara Taboca

Rua Jaime Artigas, s/nº Bairro Jóquei Clube - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 9951-6888
Escolas Municipais

Escola Municipal Indígena Feliciano Pio

, Distrito de Taunay - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Ver Mais
Fale com a redação