22 de abril de 2021
Anuncie Aqui
-->
Economia

Mesmo na pandemia, pequenos negócios geram saldo positivo de 12 mil empregos em MS

Pesquisa do Sebrae mostra que no Estado, as micro e pequenas empresas apresentaram saldo positivo de postos de trabalho em 2020

5 FEV 2021 - 11h08min
Sebrae/MS

Apesar dos impactos da pandemia de Covid-19 na economia, as micro e pequenas empresas (MPE) de Mato Grosso do Sul encerraram 2020 de forma positiva: entre demissões e contratações, elas foram as responsáveis pelo saldo de 12.267 novas vagas de trabalho no ano passado. É o que aponta um estudo do divulgado na última terça-feira (02) pelo Sebrae, a partir de dados consolidados do Ministério da Economia.

IvrNet_Campanha de Páscoa 11

No ranking nacional, MS ocupa a 11ª posição na criação de postos de trabalho pelas MPE, considerando o resultado acumulado do ano passado. No Estado, os setores com maior saldo positivo de empregos gerados pelos pequenos negócios em 2020 foram, respectivamente, Serviços; Comércio; Indústria e Construção Civil. Para o economista e diretor de operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, o resultado demonstra a capacidade das MPE em se recuperar rapidamente, mesmo em um cenário de crise.

“Os pequenos negócios têm sido o suporte da economia. Eles possuem uma facilidade maior em uma crise de reposicionamento em comparação às Médias e Grandes Empresas, já que a facilidade de abrir um pequeno negócio é muito superior do que um empreendimento de médio e grande porte. Há uma perspectiva otimista em cima do posicionamento dos negócios, de que a economia precisa fortalecer a retomada, e a melhor forma de fazer isso é aumentando o emprego”, destaca.

Ainda segundo Estanqueiro, políticas como o auxílio emergencial – benefício concedido pelo Governo Federal para trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados, em razão da pandemia – estimularam a retomada. Conforme divulgado pelo Governo do Estado, a medida injetou quase R$ 3 bilhões na economia sul-mato-grossense em 2020. “Um dos fatores que explicam o saldo positivo é o auxílio emergencial. Além disso, há setores que estão absorvendo a retomada”, analisa.

Por fim, o diretor de operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, cita que o início da campanha nacional de vacinação, assim como a incorporação das medidas de biossegurança ao longo do ano passado, colaboram para fortalecer a retomada da economia em 2021. “Sou otimista, temos tudo para a retomada da economia, temos a vacinação e a adoção dos outros cuidados de biossegurança para o funcionamento seguro das empresas.  Foi um resultado bom em 2020, importante avaliarmos como serão os próximos dois meses”, finaliza.

Brasil

As MPE, em 2020, conseguiram reverter a perda de postos de trabalho provocada pela pandemia. Depois de acumular um saldo negativo, entre s meses de março e junho, os pequenos negócios se recuperaram e fecharam o ano com a geração de 293,2 mil novos empregos.

Já as médias e grandes empresas (MGE) foram na contramão, extinguindo 193,6 mil postos de trabalho. Considerando ainda a extinção de 5.123 vagas na administração pública, no cálculo geral, as pequenas empresas foram as responsáveis pelo saldo final positivo de 142,7 mil empregos no país – evitando que o desemprego atingisse um número ainda maior de trabalhadores.

Segmentos de atividade

No país, os pequenos negócios da Construção Civil fecharam 2020 com o maior saldo de empregos gerados: 136,5 mil empregos, 46,6% do total de empregos gerados por todas as MPE no ano. A Construção foi acompanhada pelo setor de Serviços, responsáveis pela criação de quase 51 mil vagas, no ano passado. Já as micro e pequenas empresas da Indústria de Transformação também fecharam 2020 com saldo positivo de empregos: 44,5 mil postos.

Em todos os setores, as MPE criaram postos de trabalho em 2020, diferentemente das MGE que só registraram saldo positivo de empregos na Indústria de Transformação e no Extrativismo Mineral.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Onda de frio chega ao Brasil na próxima semana

2
Policial

Polícia fecha boca de fumo e prende homem de 49 anos

3
Turismo

Bonito emite nota de esclarecimento sobre turbidez da água do rio Formoso

4
Policial

Suspeito de tentar matar idoso em Bonito é preso pela Polícia Civil

Vídeos

Vídeo: Casal furta televisões de loja no centro da capital, em plena luz do dia

Apoiadores de Bolsonaro saem às ruas pedindo não ao Lockdown e sim à Intervenção Militar

Estreia Curta Metragem A Paixão de Cristo

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min19 max34

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min19 max34

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,49m
Miranda
2,41m
Paraguai
1,78m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

No...

Mariana Thomé

Quer ter colaboradores mais produtivos? Invista em gest...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

ATENÇÃO! ATENÇÃO!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Hotéis

Hotel e Restaurante do Gaúcho

João de Almeida Castro, 186 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6064
Médicos

Flavio Arima - Ortopedista

Rua Duque de Caxias, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-8727
Ag. Correios

Agencias dos Correios

Marechal Mallet, 255 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2976
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo