X
Economia

MS ocupa 1ª posição no indicador Qualidade de Crédito para Pessoa Física

Posição é no ranking de competitividade dos estados 2023

Movimentação de dinheiro / Agência Brasil

Mato Grosso do Sul ocupa a primeira posição no indicador "Qualidade de Crédito para Pessoa Física", do Ranking de Competitividade dos Estados 2023, elaborado pela organização não governamental CLP (Centro de Liderança Pública). O indicador, produzido a partir de dados do Banco Central, avaliou o percentual de modalidades não-emergenciais (consignado, habitacional, veículos e rural) para pessoa física.

De acordo com o diretor-presidente da CLP, Tadeu Barros, as modalidades de crédito consideradas no indicador, como consignado, habitacional, veículos e rural, estão ligadas à qualidade do crédito.

"O consignado, para citar um exemplo, é descontado diretamente da folha de pagamento, diminuindo o risco de inadimplência. Já o crédito habitacional e para veículos engloba a aquisição de ativos tangíveis (imóveis, carros, etc..) os quais permitem mais segurança para quem está emprestando o recurso. Por fim, o crédito rural é considerado de alta qualidade devido à natureza estável e indispensável do setor agrícola, além do apoio governamental associado a esse tipo de crédito", explica Tadeu Barros.

Ainda segundo o dirigente, tais modalidades de crédito evidenciam mais estabilidade financeira e responsabilidade por parte dos tomadores de recursos, incrementando a qualidade do crédito concedido. "Portanto, quanto maior sua participação no crédito total melhor será o perfil do mercado de crédito do Estado", analisa.

O Ranking de Competitividade dos Estados, ferramenta que reúne dados para auxiliar gestores públicos a diagnosticar problemas e elencar prioridades, já é utilizado por mais de 20 estados brasileiros.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Geral

Brasil: 94% dos municípios já sofreram emergência ou calamidade

Pesquisa foi feita por confederação dos municípios entre 2013 e 2023

Bonito

Semec apresenta Plano Municipal de Educação em audiência pública

Foram apresentadas as metas alcançadas e as que não foram 100% alcançadas com suas justificativas

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo