Beneficiários do CadÚnico que cumprem requisitos têm direito
O custo de disponibilidade é o valor mínimo cobrado pela distribuidora / Fernando Frazão/Agência Brasil
Começa a valer a partir deste sábado (5) a nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que prevê gratuidade para famílias beneficiárias do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) e que tenham consumo mensal de até 80 kWh. Segundo governo federal, o benefício concederá a gratuidade total da conta de luz a 4,5 milhões de famílias.
Outras 17,1 milhões de famílias que também têm direito à tarifa social não precisarão pagar pelos primeiros 80 quilowatts-hora (kWh) consumidos em cada mês.
Pelas regras da tarifa, aprovadas pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), tem direito à gratuidade os consumidores beneficiados pela Tarifa Social que possuem instalações trifásicas e usam até 80 kWh por mês.
Nesse caso, poderá ser cobrado na fatura apenas os custos não associados à energia consumida, como a contribuição de iluminação pública ou o Imposto sobre ICMS (Circulação de Mercadorias e Serviços), de acordo com legislação específica do estado ou município onde a família reside.
Já para os consumidores que possuem instalações trifásicas e usam mais de 80 kWh por mês, o custo de disponibilidade da rede continua sendo de 100 kWh. Nesse caso, o consumidor precisará pagar uma diferença caso use entre 80 kWh e 100 kWh.
O custo de disponibilidade é o valor mínimo cobrado pela distribuidora para remunerar os gastos com a rede elétrica necessários para transportar a energia até o consumidor.
Quem tem direito à Tarifa Social
Para ser beneficiário da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) é preciso se enquadrar em um dos requisitos abaixo:
A nova tarifa social faz parte da Medida Provisória (MP) 1300/2025, publicada em maio. A Câmara dos Deputados e o Senado Federal têm até 120 dias para aprovar a medida ou ela perderá a validade.
*Com informações da Agência Brasil
Economia
Ministério Público pede de suspensão do CNU 2025 por falhas nas cotas
Ministério Público firma TAC para recuperação de área em Bodoquena
Governador Riedel discute obras estratégicas de infraestrutura com o Ministério dos Transportes
Infraestrutura
Obra de R$ 11 milhões e 687 mil foi lançada na manhã deste sábado com a presença do Deputado Federal Beto Pereira
Social
A primeira ocorreu em maio, com 435 documentos emitidos
Voltar ao topo