Última etapa acontece em dezembro
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O Banco Central lançou no início da semana a primeira fase do Open Banking, um sistema que tem sido muito discutido. Com o open banking, clientes terão o poder sobre as informações levantadas pelas instituições financeiras, como dados cadastrais e histórico de transações. O consumidor pode procurar outros bancos e incentivar a competição por serviços e crédito mais barato e de melhor qualidade.
Segundo informações divulgadas pela Agência Brasil, a primeira fase do programa começou a vigorar no fim do ano passado, mas foi adiada. O cronograma do open banking tem quatro etapas, a segunda fase começa no dia 15 de julho e a terceira no dia 30 de agosto. A quarta e última fase foi transferida para 15 de dezembro. Na etapa final, as instituições financeiras poderão trocar informações entre si para oferecer produtos personalizados a cada cliente.
O consultor do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do BC, Mardilson Fernandes Queiroz, disse à Agência Brasil que o open banking possibilita a oferta de produtos com juros mais adequados a cada cliente, o aumento da concorrência e a inclusão de brasileiros no sistema bancário.
O conceito do sistema se baseia na abertura de opções para o consumidor. Além disso, um dos principais benefícios é a oferta de serviços personalizados para o cliente. O open banking ainda pode mudar a publicidade no Brasil, empresas passarão a entender os hábitos de consumo dos clientes. Assim, poderão fazer propagandas cada vez mais direcionadas.
Serviços
Parceria com a Enap visa qualificar profissionais e fomentar a equidade de gênero nos ambientes profissionais
Serviços
Bancada da educação cita prejuízos e impactos sobre estudantes
Voltar ao topo