01 de agosto de 2021
Anuncie Aqui
Gestão

Pesquisa inédita mapeia perfil da mulher empreendedora de MS

Divulgado quarta-feira, levantamento mostra que a maioria das empresárias de MS são microempreendedoras individuais (MEI)

8 MAR 2020 - 08h35min
Assessoria

Em Mato Grosso do Sul, a maioria das empresárias é microempreendedora individual (70,7%), tem filhos (80,6%) e fatura até R$ 5 mil por mês (58%). Os dados integram uma pesquisa inédita sobre o perfil da empreendedora de MS, divulgada nesta quarta-feira (04) na capital durante a realização do evento Sebrae Inspira Mulher de Negócios.

Campanha Drogaria Aquidauana Institucional - 13

O levantamento, realizado pelo Sebrae/MS e o Instituto de Pesquisa da Fecomércio/MS, aponta os motivos que as levaram a empreender e suas principais dificuldades. Neste ponto, as sul-mato-grossenses empreendem em primeiro lugar pela possibilidade de renda, em segundo devido a um sonho e em terceiro, para conciliar o trabalho com a família.

Segundo a analista técnica do Sebrae/MS, Vanessa Schmidt, a pesquisa será utilizada para criar ações direcionadas a este público. “Nossa intenção foi conhecer o perfil para ter ações mais assertivas que apoiem o empreendedorismo feminino, para a sobrevivência dos negócios. Elas veem no empreendedorismo uma oportunidade, a grande maioria pretende investir nos próximos anos e uma dificuldade que relataram são os vários papeis desempenhados”.

A maioria das empreendedoras (65%) não realizou um planejamento antes de abrir o negócio. Mas, a situação varia conforme a idade. “Existe uma faixa, entre 30 e 45 anos, que já teve negócios antes e procura informação para alcançar o sucesso”, diz a economista da Fecomércio/MS, Daniela Dias. Quanto à busca por conhecimento, o grau de escolaridade não influencia. “Mulheres de qualquer nível se interessam em adquirir conhecimento de mercado, é o grande diferencial delas”, complementa.

Estar presente em canais digitais é uma preocupação para as empreendedoras sul-mato-grossenses. Entre as entrevistadas, 78% utilizam as redes sociais como principais canais de divulgação da sua empresa. No entanto, apenas 8% possui lojas virtuais, o que indica uma oportunidade.

Já entre os maiores desafios das empresárias, foram apontadas as diversas atribuições das mulheres; a discriminação de sexo; a baixa confiança e crença em seu potencial empreendedor; e a falta de apoio dos familiares.

Dados gerais

Em MS, a maioria das mulheres empreendedoras, 33,3%, têm de 36 a 45 anos e 10,6% delas já tiveram outra empresa antes que fechou. Entre os principais motivos citados para o fechamento, estão o baixo retorno financeiro, questões familiares, falta de incentivo ou estímulo fiscal, crise econômica e falta de planejamento.

Foram ouvidas 500 mulheres empreendedoras de Mato Grosso do Sul em outubro de 2019, nos municípios de Campo Grande, Três Lagoas, Dourados, Coxim e Bonito. A pesquisa foi realizada com um grau de confiança de 95% e margem de erro de 5%. 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Polícia Ambiental autua dois homens por caça ilegal de porcos silvestres

2
Geral

Acidente na Estrada do Pequi deixa uma pessoa ferida

3
Miranda

Comerciante de munições é denunciado pela própria filha

4
Geral

De office boy a secretário de finanças, Adriano tem a caminhada da vida recheada de orgulho

Informe Publicitário

Informe

De barraca a supermercado, poema conta história da Rede Atlântico

Previsão do Tempo

min13 max28

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min13 max28

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,88m
Miranda
1,70m
Paraguai
1,00m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Com...

Rosildo Barcellos

Aruanã Etô – É o lugar das máscaras !

Gabriel Novis Neves

A GRATIDÃO TAMBÉM É VIRTUDE ETERNA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pesqueiros

Pesqueiro Segunda Esperança

, - Anastácio/MS (67) 3326-2163
Pesqueiros

Rancho do Pedrialli - Piraputanga

, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3257-1007 www.ranchopedrialli.com.br
Escolas Municipais

Escola Municipal Antonio Santos Ribeiro

Rua Hugo Correa, Distrito de Piraputanga - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo