25 de outubro de 2021
Anuncie Aqui
Economia

Planejamento é diferencial na gestão pública de MS, avalia Movimento Brasil Competitivo

24 JUL 2016 - 15h02min
Governo do MS
O planejamento como base para a gestão pública, do modo como está sendo feito em Mato Grosso do Sul, soa como música aos ouvidos dos empresários. Isso porque é raro que as lideranças do governo ? chefe do Executivo e secretariado ? sentem na mesma mesa para planejar as ações de Governo, a partir de um método estruturado e que aponta para a eficiência e integração da administração pública, tal como acontece no Estado.
 
A declaração é do presidente executivo do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Cláudio Gastal, avaliando que os procedimentos implementados para dar mais eficiência às ações do Governo podem consolidar o Estado como um bom local para investimentos. Gastal atua como assessor na consolidação do modelo de gestão para resultado, que contempla o planejamento, a execução e o monitoramento dos contratos de gestão das 13 secretarias e da Procuradoria Geral do Estado (PGE). Pactuado entre secretários e governador no início deste ano, o contrato de gestão estabelece obras, melhoria de serviços públicos, aprimoramento das estruturas do Estado e realizações prioritárias de cada pasta para o exercício de 2016.
 
O objetivo é adequar a gestão pública ao modelo de estado-empresa, tornando mais eficientes as realizações e estabelecendo procedimentos que atendam aos anseios da sociedade. ?O Contrato de Gestão permite ter claro quais as prioridades de cada área e contribui para maior eficiência nas entregas das demandas à sociedade?, avalia o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, a quem coube a responsabilidade de coordenar esse processo de profunda mudança cultural no Estado.
 
Gastal considera fundamental a participação do governador Reinaldo Azambuja, que acompanha o desempenho de cada pasta em relação ao que foi proposto nos contratos. ?Todo processo precisa de uma liderança e a reunião do governador com os secretários mostra que ele tem essa liderança e que a desdobra, formando uma rede?, avalia o consultor, que participou de reunião de monitoramento coordenada por Azambuja.
 
Assessorando projetos de reformas estruturais em 19 estados brasileiros, Gastal avalia que o ?estado? brasileiro, nas suas três esferas, há muito tempo perdeu a capacidade de trabalhar no médio e longo prazo, deixando de ter atitudes preventivas, metas e indicadores. Essa crise na gestão pública aumenta ainda mais a urgência e a importância de utilizar a planificação. ?É o que permite ter o sistema na mão, para não ser apenas reativo. As lideranças públicas, na maioria das vezes, reagem aos problemas que batem na sua porta ou que vêm pelo jornal?, lamenta.
 
O governo, afirma, é a maior empresa de um estado. Pela complexidade das ações que compreende, sua eficiência depende da criação de sistemáticas para a solução de problemas, o que implica em sair do atropelo do cotidiano. ?Uma reunião daquelas (entre o governador e os secretários) é tudo o que nós queremos. É isso que a sociedade espera e que vai alicerçar serviços públicos com maior eficiência e qualidade?.
 
Passado o processo inicial de planejamento, Mato Grosso do Sul entra na fase de garantir a concretização das entregas (execução), o que requer continuidade e persistência. ?O grande desafio é não perder a disciplina do método, de monitorar, e acompanhar, pois o que ganha o jogo na gestão é a capacidade de execução?, afirma Gastal.
 
O caminho para que o planejamento atinja o maior percentual de entregas efetivadas, conclui o presidente do MBC, passa pela  governança e pela capacidade das lideranças de avaliar, dirigir e monitorar o caminho a ser seguido. ?Tenho muito orgulho e satisfação de acompanhar Mato Grosso do Sul, um estado que, se perseverar, será um grande case de eficiência na administração pública?, avalia.

Atlântico Super Center - Vem pro Atlântico_25Out_9
 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Após tempestade na madrugada, chuvas e ventos fortes continuam

2
Aquidauana

Caminhonete capota na BR-262 após atropelar tamanduá

3
Geral

Em Campo Grande, homem é atacado por jacaré no Lago do Amor

4
Turismo

Camisão ganha primeira vinícola de MS e prova que Pantanal também pode ser produtor de vinho

Informe Publicitário

Informe

Fazendo o bem, Rede Atlântico faz doação à Pestalozzi

Previsão do Tempo

min22 max31

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min22 max31

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Nas...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

EIS QUE CHEGOU...

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Associações e Sindicatos

Delegacia Sindical dos Artesões de Aquidauana Associação

Praça dos Estudantes, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 9601-2585
Médicos

Vitor Maksoud - Clinico Geral

Rua 7 de Setembro, 499 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2422
Escolas Municipais

Escola Municipal Antonio Santos Ribeiro

Rua Hugo Correa, Distrito de Piraputanga - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo