X
PIS-PASEP

Trabalhou em 2021? Governo define data para pagamento do PIS-PASEP; confira

Ministério da Economia já bateu o martelo sobre o pagamento do PIS-PASEP 2021

O Governo Federal já bateu o martelo em relação ao pagamento do PIS-PASEP para quem trabalhou em 2021. A mudança no calendário ocorreu com o adiamento dos pagamentos em 2020, por causa da pandemia. Neste ano, por exemplo, o governo pagou para quem trabalhou em 2020 e não em 2021 como normalmente ocorre.

Dessa forma, trabalhadores que atuam no setor privado e público e atendem a uma série de requisitos, poderão sacar até um salário mínimo no ano de 2023, conforme informou o Ministério da Economia.

Apesar de já ter definido o ano, os meses de liberação ainda serão estabelecidos e divulgados posteriormente pelo governo. Normalmente, o calendário é feito com base no mês de aniversário dos beneficiários a partir do 2º semestre e se estende até o início do ano seguinte.

Porém, em 2022, por exemplo, os pagamentos foram feitos nos primeiros meses do ano e concluídos ainda no 1º semestre. A intenção do governo foi injetar dinheiro rapidamente na economia para amenizar os efeitos da crise econômica.

Quem tem direito ao PIS-PASEP de 2021?

Os trabalhadores que exerceram atividade no ano de 2021 são os que podem receber até um salário mínimo - conforme o número de meses trabalhados -. Além disso, é necessário ter cumprido pelo menos 30 dias de trabalho no ano de referência. A quantidade de meses trabalhados determina o valor a ser recebido de abono.

Dessa forma, terão direito ao PIS-PASEP apenas quem se encaixa nos seguintes critérios:

Receberam até dois salários mínimos em 2021;

Estão cadastrados no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;

Exerceram alguma atividade remunerada por, pelo menos 30 dias, em 2021;

Possuem os dados atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

Como consultar o abono salarial?

Para saber se terá direito ao PIS-PASEP, basta consultar a Carteira de Trabalho Digital ou o portal gov.br, pelo link https://www.gov.br/pt-br/servicos/sacar-o-abono-salarial.

Além disso, há possibilidade de realizar consulta ao canal 158 do Ministério do Trabalho e Previdência, bem como das unidades presenciais da pasta.

Pela Carteira de Trabalho Digital, é necessário que o trabalhador atualize o aplicativo. Depois, basta acessar a aba 'benefícios' e 'abono salarial' em seguida. Assim, será possível visualizar valor, dia e banco para recebimento.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Educação

Professores de instituições federais de ensino entram em greve

Comando de greve será instalado hoje às 14h30 na sede da Andes

Meio ambiente

Brasil precisa recuperar 25 milhões de hectares de vegetação nativa

Meta de 12 milhões deve ser cumprida até 2030

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo