Em 2018, o foco será em Leitura, para avaliar de forma amostral estudantes matriculados a partir do 7º ano do ensino fundamental na faixa etária dos 15 anos
Schimene Duque Weber
Publicado em 18/04/2018 às 08:05
Atualizado em 10/09/2026 às 13:58
De 2 a 17 de maio, estudantes brasileiros participarão das provas do Pisa (Programa de Avaliação de Estudantes), coordenado mundialmente pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e, no Brasil, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os resultados serão divulgados no segundo semestre de 2019.
O Pisa tem por objetivo produzir indicadores que contribuam para a discussão da qualidade da educação nos países participantes, de modo a subsidiar políticas de melhoria do ensino básico. A avaliação ocorre a cada três anos e abrange três áreas do conhecimento: Leitura; Matemática; e Ciências.
Em 2018, o foco será em Leitura, para avaliar de forma amostral estudantes matriculados a partir do 7º ano do ensino fundamental na faixa etária dos 15 anos, idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países.
Na página do Pisa, no Portal do Inep, é possível consultar exemplos de itens de leitura da edição 2018.
Eleições 2026
Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região
Eleições 2026
Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades
Voltar ao topo